Braga Destaque

AGERE ativa plano para evitar inundações em Braga. Cuidado com as beatas nas sarjetas

Limpeza em Braga (c) Agere
Fernando André Silva

A AGERE, empresa municipal responsável pelo ambiente em Braga, levou a cabo durante a última semana uma ação de limpeza associado aos túneis e viadutos da cidade, numa ação preventiva devido a possíveis inundações durante o inverno. A AGERE aponta que esta tarefa se repete três vezes ao ano.

Em declarações exclusivas ao Semanário V, a administração refere que que esta ação é um complemento às ações de limpeza levadas a cabo diariamente pelas várias equipas de intervenção, de forma a garantir as condições de segurança e circulação automóvel na cidade.

A administração da AGERE reputa a ação agora levada a cabo como das “mais importantes” dada a proximidade do período de chuvas, garantindo assim a limpeza e desentupimento de sarjetas através de 13 colaboradores e três viaturas (duas varredeiras e um desobstrutor).

Em jeito de balanço desta ação preventiva, a administração informa que foram retiradas quantidades consideráveis de terra, areia e ervas junto a sarjetas, resíduos que se acumulam derivados da ação natural.

No entanto, a AGERE alerta para beatas de cigarro, papéis e plásticos que estavam acumulados junto das sarjetas, deixando o apelo aos munícipes para uma “maior sensibilização na deposição desses resíduos nos locais apropriados, dada as consequências nefastas quer para o ambiente, quer para as infraestruturas das águas pluviais, uma vez que originam entupimentos, impedindo a sua descarga e consequente inundação”.

“A AGERE conta com a colaboração e sensibilização de todos os utentes da via pública, na preservação e promoção de uma cidade cada vez mais limpa”, finaliza o comunicado.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista