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EPATV na senda dos refugiados

Redação
Escrito por Redação

A EPATV esteve presente na reunião do projeto Erasmus+ “Refugees and migrants seeking for their future in united Europe: past, present, future” que decorreu na escola Colegiul National Preparandia Dimitrie Tichindeal em Arad, na Roménia, em outubro.

No decurso da reunião tiveram lugar vários workshops:

– O intitulado“Formas de fazer os refugiados/requerentes de asilo úteis às comunidades locais” versou sobre as formas de integrar refugiados tornando-os úteis à sociedade de acolhimento. Deu lugar a um debate acerca das estratégias empreendidas e a empreender, no sentido de tornar mais efetiva a integração de refugiados e requerentes de asilo e esteve a cargo da equipa eslovaca.

– Quanto aos “Estudo do impacto da migração e desenraízamento nos jovens migrantes” e “Integração de crianças migrantes”, a cargo do Inspetorado da Educação da região de Arad, os preletores relataram vários casos de desenraízamento de jovens refugiados desacompanhados, os mecanismos que o estado romeno detém e as estratégias utilizadas para os integrar no distrito de Arad. As questões colocadas pelos assistentes enriqueceram um debate acerca do tema que se lhe seguiu.

– No tocante ao workshop “A situação dos refugiados e requerentes de asilo na Roménia”, proferida por um Inspetor da Inspeção-Geral da Imigração Romena, foi bastante interessante poder comparar a situação na Roménia com a dos outros países representados, assim como, a oportunidade de colocar questões e debater o tema com um Inspetor de imigração.

– A visita incialmente prevista ao campo de refugiados de Timisoara não se realizou, uma vez que o Ministério romeno do Interior não a autorizou. Contudo, o Inspetor da imigração presente nesta reunião descreveu o modus operandii do campo, assim como diversas especificações, quer processuais quer quanto à sua capacidade.

– Visitou-se, ainda, a escola secundária bilingue Josef Gregor Tajovski, na cidade de Nadlác, em que se usa o romeno e o eslovaco para as aulas, uma vez que existe na localidade uma forte comunidade eslovaca, tendo-se debatido as formas de integração e multiculturalidade da Roménia e as boas práticas empreendidas.

Já na escola anfitriã, os parceiros tiveram oportunidade de assistir a aulas e presenciar as boas práticas da escola romena no que respeita à integração de alunos com diferente origem.

No final da reunião, houve lugar a uma mesa redonda perspetivando o habitual balanço das atividades realizadas e a realizar, assim como o agendamento da próxima reunião que decorrerá em Itália, entre 18 e 24 de março de 2019. e 24 de março de 2019.

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