Braga Destaque

Ricardo Rio levou projetos bracarenses a Michael Bloomberg, em Detroit, EUA

Ricardo Rio e Michael Bloomberg / DR
Redação
Escrito por Redação

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, integrou o número reduzido de cidades convidadas a marcar presença na VI Edição do CityLAB que teve lugar em Detroit (USA), entre os dias 28 e 30 de outubro, numa iniciativa promovida pela Bloomberg Philantropies, Aspen Institute e The Atlantic.

Para além de Braga, Lisboa e Porto, neste encontro estiveram presentes cidades como Atenas, Palermo, Utrecht, Birmingham, Paris, Estocolmo, Londres, Aarthus, Chelsea, Detroit, Georgetown, Minneapolis, Seattle, New York, Santiago do Chile, Chicago, San Francisco ou Kansas City, numa iniciativa centrada na “partilha de experiências dos territórios mais inovadores do mundo”, diz a autarquia de Braga em comunicado.

DR

“Este ano especialmente centrada em temas como liderança, economia inclusiva, cidades inovadoras, mobilidade, o poder do espaço público, cidades inteligentes e inovação, o evento englobou diversas intervenções em painel, sessões paralelas e encontros informais que permitiram aos presentes regressar muito enriquecidos e com novos projetos de volta às suas cidades”, refere a nota de imprensa.

De acordo com Ricardo Rio, “a possibilidade de participar num evento pensado especificamente para as cidades representa uma grande oportunidade para reflectir sobre os enormes desafios com que somos confrontados e sobre o papel que as cidades hoje desempenham”.

“É sempre uma experiência enriquecedora poder ver o que se faz de bom noutras cidades, apreender exemplos de boas práticas, partilhar os nossos projectos e estabelecer redes para futuros contactos e espaços de partilha”, assegurou o autarca.

O edil destacou também a importância de promover Braga no exterior, “consolidando a sua posição e permitindo uma mais fácil penetração em diversos projetos internacionais”.

Ao longo de todos os dias de duração deste evento, e em particular no Mayors Innovation Studio – em que participaram os cerca de 20 presidentes de Câmara presentes -, e no encontro privado da rede de Champion Mayors da OCDE para o Crescimento Inclusivo de que também faz parte, Ricardo Rio teve oportunidade de apresentar Braga como um “exemplo de boas práticas em diversas áreas e de destacar vários projetos em desenvolvimento na cidade”.

O encontro ficou também marcado por vários momentos de troca de impressões com o fundador da Bloomberg e ex-Mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, que justificou a promoção destas iniciativas com o objetivo de potenciar o desenvolvimento das cidades à escala global, com base no conhecimento acumulado por quem marca a diferença nos seus territórios.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação