Destaque Vila Verde

Vila Verde. Já se faz fila para comer o sarrabulho de Coucieiro

Papas de Coucieiro 2018 / FAS / Semanário V
Fernando André Silva

“Está a ser uma enchente medonha e não sabemos onde isto vai parar!”. As palavras são de José Pimentel, membro da comissão das festas paroquiais de Coucieiro que, em conjunto com a Associação de Amigos de S. João Baptista, organizam o evento do já famoso “sarrabulho de porco caseiro”, que este ano atingiu o maior recorde de sempre em número de papas confecionadas.

Segundo o responsável, ontem [sábado], foram vendidos 440 litros de papas de sarrabulho, o que equivaleu a duas panelas de 100 litros e três com 80 litros. Durante este domingo, foram feitos mais 400 litros de papas, o que totaliza mais de 800 litros confecionados durante o fim de semana.

“Se calhar para o próximo ano podemos comprar mais uma panela de 100 litros”, aponta Pimentel, mas confessa que é necessário “ir com calma” pois a adesão tem sido tanta que as pessoas acabam por não ter lugar para comer as papas, embora as possam levar para casa.

“Não podemos mandar as pessoas embora. O ano passado aconteceu de chegarem pessoas e não terem lugar, e este ano está a acontecer também.  e já esgotámos os alimentos, por isso não se faz mais”, refere o antigo presidente da Junta de Coucieiro.

O cozinheiro das papas, ainda é o mesmo. Chef Luís Silva. E, segundo Pimentel, “cada vez aprimora melhor a receita”. “Esse é um dos segredos, os nossos dois cozinheiros envolvidos no evento. O outro é o esforço de toda a gente envolvida para organizar esta festa”, diz José Pimentel, aludindo que o sucesso deste evento deve-se sobretudo à população da freguesia.

“Não tenho palavras para agradecer à população que adere em massa. Isto dá mesmo muito trabalho, começamos na quarta-feira a trabalhar no duro, porque nós é que fazemos tudo, desde a matança do porco até servir as papas na mesa”, refere José Pimentel, deixando um “muito obrigado” a toda a população aderente.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista