Destaque Vila Verde

PS quer requalificar estradas de Vila Verde em 2019. PSD votou contra

DR
Redação
Escrito por Redação

O PS de Vila Verde propôs esta segunda-feira a “requalificação urgente” das estradas municipais que ligam Pico de Regalados/Gomide, Travassós/Godinhaços, Freiriz/Parada de Gatim e Turiz/Lage.

O executivo liderado pelo PSD votou contra a proposta apresentada pelos socialistas, dizendo que o mesmo já está incluído no Orçamento Municipal para 2019. No entanto, no mesmo orçamento, é indicado que essas obras podem ser feitas até 2021.

O executivo PSD acusou ainda o PS de “não votar favoravelmente o Orçamento Municipal”. Já o PS refere que os socialistas abstiveram-se nessa votação por “não conhecerem o documento com antecedência”.

Na discussão do orçamento para o ano 2019, os vereadores do PS apresentaram uma propostas para que fossem requalificadas diversas estradas concelhias com urgência devido a, diz o PS, “uma grande deterioração do piso e falta de segurança para veículos e peões”.

A proposta acabou por ser chumbada com votos contra do PSD e a favor do PS.

“Para nós, a requalificação das vias rodoviárias concelhias é uma prioridade e lamentamos não ser acompanhados pelo executivo PSD nesta preocupação. Há mais de 20 anos que estas obras são reclamadas e há sucessivos anos que este executivo tem adiado para anos futuros a sua execução”, acusam os socialistas, referindo que “numa breve consulta ao plano e orçamento camarário de 2015, percebe-se que as estradas já deviam ter sido requalificadas em 2017”.

Os socialistas referem em comunicado que no plano e orçamento camarário de 2019, prevê-se que as estradas sejam requalificadas “em 2020 e 2021”.

“É a política do empurrar o problema para a frente com a barriga em vez de o resolver”, diz o PS/Vila Verde. “Por não concordarmos, decidimos apresentar proposta propondo que a requalificação das Estradas Municipais seja concretizada já em 2019”, acresce o comunicado, manifestando preocupação com “o inverno à porta”. “A chuva provocará ainda um maior desgaste nestas vias que escondem buracos e perigos para quem as utiliza”.

“Se a nossa proposta fosse aprovada, em 2019 teríamos uma melhoria significativa das condições das vias municipais, em especial daquelas que menos condições de circulação têm e que diariamente põe em segurança peões e veículos que nela circulam”, refere o PS.

“Onde buscar recursos financeiros para estas obras?”

Os socialistas deixaram na proposta algumas ideias para se poder financiar o arranjo destas estradas, nomeadamente através do rigor em outro tipo de gastos.

“Para que estas obras, e outras propostas que fizemos, tivessem cobertura orçamental, propusemos que as mesmas fossem financiadas através da redução da despesa municipal, nomeadamente, redução da contratação pública municipal feita com recurso aos ajustes diretos simplificados e ajustes diretos normais; concentrar as verbas municipais dedicadas às festas na realização da Festa das Colheitas e na Festa Concelhia de Santo António, analisando e reduzindo as verbas inscritas para realização das outras galas e eventos promovidos pelo Município de Vila Verde, em especial da gala “Namorar Portugal”; otimização e redução na quilometragem percorrida pelas viaturas municipais; redução das verbas gastas com as diversas Consultadorias Externas; redução do número de avenças e renegociação das consideradas necessárias para o desempenho dos serviços da Câmara Municipal; renegociação dos contratos existentes entre a Câmara Municipal e entidades externas, por forma a alcançar poupanças, entre outras medidas que permitiram o necessário equilíbrio financeiro”.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação