Vila Verde

Festival da Sardinha na Broa regressa a Valbom S. Martinho e é tudo gratuito

Divulgação: CM Vila Verde
Redação
Escrito por Redação

Apesar do frio intenso, a chama da tradição continua bem viva Na Rota das Colheitas em Vila Verde. Valbom S. Martinho é a próxima freguesia a mostrar a força do mundo rural com mais uma edição do Festival da Sardinha na Broa. A iniciativa decorre no dia 10 de novembro, a partir das 15h, no largo da igreja paroquial com um programa que conta com as iguarias da gastronomia regional, as tradicionais desgarradas minhotas e a alegria contagiante dos participantes. O forno de lenha a cozer a broa, as brasas para assar as sardinhas e a carne, a fogueira para as castanhas e a pipa pronta para servir o vinho novo. Está tudo a postos para uma tarde bem passada com os melhores sabores da gastronomia minhota e muito convívio à mistura.

A iniciativa é aberta a toda a população e os ‘comes e bebes’ são totalmente gratuitos, é tudo generosamente oferecido pela organização, a cargo da Juntada União de Freguesias de Valbom S. Martinho. Valbom S. Pedro e Passô. Tiago Maroto é o nome escolhido animar musicalmente a iniciativa. Com várias participações televisivas, o jovem artista traz na bagagem temas da música popular portuguesa ao som da tradicional concertina. Momentos que prometem fazer do dia de S. Martinho memorável entre um ambiente de alegria e de boa disposição.

“É o convívio da freguesia!”

O presidente da Junta de União de Freguesias de Valbom, S. Pedro, Paçô e Valbom S. Martinho assume que a Festa da Sardinha na Broa “é o convívio da freguesia” e acredita que a próxima edição vai superar os anos anteriores. “Tem corrido sempre muito bem, as pessoas aderem cada vez mais. No entanto, acho que desta vez ainda vai correr melhor. Tem tudo para que isso aconteça!”, afirma Joaquim Martins. O autarca convida toda a população a passar uma tarde animada a saborear a excelência da gastronomia regional com muita música e com o típico magusto. “Entre sardinhas, bifanas, fêveras, castanhas e vinho verde, a comida não vai faltar. Durante a tarde, temos também o popular Tiago Maroto com muita diversão. Toda a gente está convidada com tudo gratuito”, frisa Joaquim Martins, acrescentando que este evento é realmente muito importante na divulgação da freguesia e que o facto de estar integrada na Rota das Colheitas é uma mais valia. “É uma boa maneira de dinamizar a freguesia e trazer visitantes a Valbom. Fazer parte da Rota das Colheitas é bom. As pessoas vêm mais rápido, porque sabem logo que vai haver ‘comes e bebes’ e muita animação”, conclui.

Preservar e reviver as tradições locais e promover e divulgar o território são os objetivos concretos da festa anual que se insere na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que se desenrola entre o mês de agosto e de novembro com a participação de mais de trinta iniciativas.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação