Braga Destaque

Expo Animal 2018 traz a Braga criadores russos, alemães, espanhóis e franceses

Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

1.500 cães e 250 gatos são os números apresentados para mais uma edição da “Expo Animal”, onde o Altice Forum será o palco deste evento dedicado a todos os animais de companhia. A feira animal que mais público reúne em Portugal, realiza-se pela quinta vez nos dias 10 e 11 de Novembro, com as portas abertas das 10 às 19 horas.

Além dos cães e gatos, o espaço de cerca de 7.800 m2 de área de exposição, superior aos últimos anos, vai, também, acolher animais exóticos, incluindo tarântulas, cobras, aves exóticas, aranhas, ratos, entre outras espécies. Além disso, os 250 gatos em exposição cobrem quase todas as raças existentes de gatos.

O evento contará com a presença de um conjunto de juízes de vários países, que incluem a França, Espanha, Estónia, Malásia, Suécia, Finlândia, Brasil e Roménia, e criadores, na maioria nacionais, mas com forte aderência de Espanha e França, com a presença de dois russos, alemães e suecos.

Segundo a InvestBraga, os criadores internacionais vêm a Portugal para conseguir um ponto qualificativo internacional, o criador “vem propositadamente porque quer ser avaliado pelo juíz e convém referir que conseguimos esses juízes cá, porque a feira é credível”, admite Carlos Silva, diretor executivo da InvestBraga.

A InvestBraga, na conferência de imprensa de apresentação da 5.ª edição da Expo Animal 2018, avança que a feira irá contar com “a presença de um cavalo inglês, de raça Shire, que é considerado o maior cavalo do mundo e atinge quase 2 metros de altura”.

Além do cavalo, na feira estarão presentes “uma burra da Graciosa anã, dos açores, e, também pela primeira vez, ovelhas suffolk, são ovelhas de raça inglesa, de grande porte, muito sociáveis”, afirma José Olímpio, diretor de feiras da InvestBraga, acrescentando que “são esses apontamentos que nos faz cativar ainda mais público”.

José Olímpio acrescenta que “esta exposição, considerada uma das melhores nacionais na área dos cães e dos gatos, é a 12.ª exposição nacional e a 9.ª exposição internacional. Ao longo dos anos temos conseguido o “selo” da exposição internacional, o que prova a nossa qualidade, quer organizativa, quer dos juízes presentes. São juízes que julgam qualquer uma das 350 raças que existem de cães”.

Durante a manhã os cães serão avaliados pelos juízes nos ringues, o chamado Concurso de Beleza. Numa segunda etapa, durante a tarde decorre a fase de prémios, das 15h às 19h. Conforme explica José Olímpio, “os cães, agrupados por raças, são julgados e são avaliados e ganham em função das qualidades de cada cão”. Para os gatos, “numa escala mais pequena”, estarão três juízes internacionais na avaliação.

No sábado, 10 de novembro, a partir das 10 horas, terá lugar, além da Exposição Canina Nacional de Braga, a Exposição Internacional de Gatos.
No domingo, dia 11, decorrerão a Exposição Canina Internacional de Braga e a Exposição Internacional de Gatos.

A expectativa é alcançar um número superior às 15 mil visitas, sendo que esta é a segunda maior feira em termos de visitantes, atrás da feira AGRO, também realizada no Altice Forum Braga, que atinge um público dos 40 aos 50 mil visitantes.

O número de expositores é semelhante ao de 2016, no qual está disponível um leque diversificado de expositores de empresas de animais, com produtos e serviços de higiene, alimentação, bem-estar, saúde e tudo o que envolve a canicultura, felinicultura e animais exóticos. Além disso, estará reservada uma zona dedicada à sensibilização para a adoção de animais.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista