Braga Destaque

Duas mil novas árvores plantadas no Monte Picoto, em Braga

(c) CM Braga
Redação
Escrito por Redação

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, visitaram esta sexta-feira, 9 de Novembro, os trabalhos de arborização que vão transformar o Monte Picoto num Parque Urbano de Floresta Autóctone. O projecto, apoiado pelo Fundo Ambiental, representa um investimento global de 195.195,59€, tendo sido obtido um montante de financiamento de 165.916,25€.

Os trabalhos de arborização, que resultarão na existência de 2.000 novas árvores numa área de sete hectares, contemplam a eliminação das espécies invasoras e a plantação espécies autóctones, como o castanheiro, o carvalho e o sobreiro, a azinheira, o azereiro, a pereira brava, medronheiro e pilriteiro.

Ricardo Rio salientou a “excelente colaboração” que tem existido entre o Município e o Ministério do Ambiente nas suas várias áreas de responsabilidade. “Na eficiência energética, nas questões de renovação da frota, da valorização dos espaços ambientais e do património natural, temos tido candidaturas vencedoras o que testemunha o nosso compromisso com a dimensão da sustentabilidade, enquanto elemento fundamental para a qualidade de vida dos Bracarenses”, acrescentou o Edil.

“O principal objectivo deste projecto é reabilitar o Monte do Picoto através da plantação de espécies capazes de captar carbono, conjugando a vertente de lazer com questões ambientais, contribuindo simultaneamente para a estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas e tornando esta área num pequeno pulmão da Cidade”, afirmou o Autarca Bracarense.

O Parque do Monte do Picoto é um espaço verde de utilização colectiva e tem vindo a ser alvo de reabilitação ao longo dos anos, transformando um local que já foi degradado num espaço de lazer, conjugando a sua localização privilegiada com vista para a Cidade, com o potencial natural existente, tornando-o aos poucos um local de lazer para a população.

Aproveitando a visita do Ministro do Ambiente, o Município apresentou ainda as cinco viaturas eléctricas adquiridas este ano para a manutenção de espaços verdes e na prestação de outros serviços ambientais. A aquisição destas viaturas representou um investimento global de 160 mil euros, sendo 120 mil a expensas do Município e o restante pelo Fundo Ambiental.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação