Destaque Vila Verde

Vila Verde. Muro da histórica Casa da Câmara alvo de derrocada em Moure

(c) FAS / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

Parte do muro da histórica Casa da Câmara, situada no lugar com o mesmo nome, na freguesia de Moure, Vila Verde, ruiu, aparentemente devido ao mau tempo que se tem feito sentir nos últimos dias.

Militares da GNR já estiveram no local esta manhã e depararam-se com a queda que deixou parte da obra de restauro daquele edifício à vista do público.

Aquela casa estava em restauro até ser alvo de um embargo, que fez parar as obras durante alguns anos. Entretanto, novos projetos foram apresentados

A Casa da Câmara é propriedade particular desde há séculos, tendo como a frente o brazão e a respetiva casa. A casa tinha de cada lado o seguinte marco que dizia “Vila do Passo, Solar da Câmara” e um marco ao lado da porta principal cujo as letras são difíceis de decifrar.

Nos inícios do século XVIII foi concebida a Batista Lima e Abreu pelo capitão-mor de Moure. A basta quinta adjacente ainda se chama da câmara; dela dizia o capitão no seu testamento: “Direito senhor o arcebispo de Braga sendo ele capitão-mor, segundo vida no prazo”. Isso foi feito em 1746 em que diz o nome do benfeitor Diogo de Araújo Rodrigues Machado.

Da antiga casa da Câmara resta apenas o portal armoriado de muro da antiga casa que pertenceu ao extinto Couto de Moure.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação