Braga Destaque

Midori Takada em concerto na Capela Imaculada do Seminário Menor

(c) Sérgio Freitas
Redação
Escrito por Redação

O gnration apresenta a compositora e percussionista japonesa Midori Takada em concerto na Capela Imaculada do Seminário Menor, uma capela de arquitetura moderna e um dos ex-libris da cidade.

O concerto insere-se no ciclo gnration@, iniciativa que pretende dinamizar atividades culturais em locais emblemáticos de Braga. O acesso é gratuito mediante apresentação de bilhete para outro espetáculo de música do trimestre Out-Dez 2018.

MIDORI TAKADA

Aos 66 anos de idade, Midori Takada está nas bocas do mundo, muito por culpa do entusiasmo coletivo à volta dos seus primeiros discos e pelas consequentes reedições que surgiram após esse burburinho. Nos últimos 40 anos, a compositora e percussionista japonesa dedicou-se a trabalhos a solo, em grupo e às práticas teatrais. As profundas buscas que fez na tradição da linguagem percussiva asiática e africana são captadas numa série de discos altamente procurados, onde se inclui a obra-prima “Through The Looking Glass” (1981) e a colaboração com Masahiko Satoh em “Lunar Cruise” (1990), discos ambos reeditados em 2017 pela WRWTFWW.

Em sincronia com o período de pico do ambient e com a música Fourth World, explorado por Jon Hassell, Don Cherry e Brian Eno, mas nascido de uma distinta sensibilidade musical cerimonial e meditativa japonesa, o trabalho de Midori Takada tem uma qualidade cristalina que destila ritmos de todo o mundo num instrumental minimalista de paisagens do sonho.

Para coincidir com as reedições, Midori teve um retorno triunfal aos palcos, com concertos em salas e em festivais um pouco por todo o mundo, grande parte destas em apresentações esgotadas. Muito por culpa das suas performances teatrais e profundamente espirituais, tendo a percussão minimalista como base, estabeleceu uma reputação incomparável. A técnica virtuosa, a sensibilidade acústica, a iluminação e o movimento coreografado combinam-se na criação de uma experiência auditiva completamente única e transformadora para o público.

O concerto Midori Takada insere-se no ciclo gnration@, iniciativa que pretende dinamizar atividades culturais em locais emblemáticos da cidade de Braga.

Masterful Japanese composer and percussionist Midori Takada deep quests into traditional Asian and African percussive language, captured on a series of now highly sought after albums including her masterpiece Through The Looking Glass (1981) and her collaboration with Masahiko Satoh Lunar Cruise (1990).

Acesso gratuito mediante apresentação de bilhete para outro espetáculo de música do trimestre Out-Dez 2018 (excepto Festival Para Gente Sentada e Festival SEMIBREVE). Limitado à lotação do espaço.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação