Braga Destaque

Jovens bracarenses apresentam propostas de cidadania para o futuro da Europa

EUropa, EUbraga (c) Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Foram quatro os projetos vencedores do concurso público “EUbraga, EUropa”, apresentados esta manhã num evento que contou com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, no GNRation.

‘Ação Externa da União Europeia’, ‘Construir ANEIS na Europa’, ‘Fábrica das Ideias para uma Europa em Synergia’ e ‘Playing Europe’ foram os projetos vencedores do desafio que o Município de Braga lançou aos jovens bracarenses, de desenvolver projetos que promovam os valores da cidadania europeia.

O programa chama-se “EUbraga, EUropa” e visa o envolvimento dos jovens na criação de um impacto positivo na comunidade local, incentivando-os a explorar e implementar “novas formas de democracia na Europa”. Este programa está enquadrado na campanha “Cities4Europe – Europe for Citizens”, promovido pela EUROCITIES.

EUropa, EUbraga (c) Mariana Gomes / Semanário V

Com um financiamento da Autarquia Bracarense até aos cinco mil euros, foram apresentadas quatro candidaturas e todas foram consideradas válidas, sendo então o valor total dividido por cada uma, ou seja, cada associação irá receber um financiamento de 1.250,00€ da Câmara de Braga para o seu projeto. As associações envolvidas foram a CECRI – Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais, a ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, a Synergia e a associação ‘Cidade Curiosa’.

A proposta do CECRI para os próximos meses é organizar cafés-debate que envolvam o presente, o passado e o futuro da Europa. Já a ANEIS, que tem como um público-alvo crianças e jovens dos 4 aos 18 anos, tem como objetivo motivar os jovens a participar na vida política local, nacional e europeia de forma mais ativa, com a organização de tertúlias, workshops e expressões artísticas. O Synergia propõe-se a divulgar junto dos jovens, nas escolas secundárias e profissionais, os programas de mobilidade europeia, tais como o programa Erasmus +, de modo a tentar perceber qual é o interesse dos jovens, a fim de criar novas oportunidades de aprendizagem e interação em projetos europeus. A ‘Cidade Curiosa’ pretende, com recurso a jogos de tabuleiro, promover e incentivar o debate entre os jovens, no sentido de os sensibilizar para o papel que a cidade tem na construção europeia.

EUropa, EUbraga (c) Mariana Gomes / Semanário V

Ricardo Rio salienta a importância do programa ‘EUbraga, EUropa’, “numa altura em que se avizinham as eleições para o parlamento europeu”, considerando que se verifica “um crescente afastamento dos jovens em relação aos ideais europeus”. Acrescenta, ainda, a necessidade de haver uma “reaproximação entre os cidadãos e o projeto europeu”, afirmando que o Município acredita no futuro da Europa e, por essa razão, “decidimos aderir à campanha da ‘EUROCITIES’, lançando este concurso de ideias direcionado para a juventude”.

Os projetos vencedores vão integrar o documento que será levado à Conferência Anual da EUROCITIES, que terá lugar de 28 a 30 de novembro, em Edimburgo.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista