Destaque Vila Verde

Militares do RC6 de Braga regressam de missão no Afeganistão

Foto: Forças Armadas Portuguesas
Fernando André Silva

Depois de seis meses em missão no aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, dois militares de Vila Verde chegaram na manhã desta quarta-feira a Lisboa, inseridos no grupo da 1.ª Força Nacional do Exército Português.

Os militares, um de Oleiros e outro de Prado São Miguel, fizeram parte de uma brigada de reação rápida do Regimento de Cavalaria n.º 6  de Braga que esteve mobilizada, em conjunto com militares Viseu e de Vila Real, num contingente de 160 elementos provenientes de Portugal.

Fernando Fernandes, de Prado São Miguel, disse ao Semanário V que o sentimento nesta altura é a de “missão cumprida”.

Os militares portugueses foram reconhecidos pelo comandante militar do aeroporto, Brigadeiro-General Hasan Kanbur, do Exército turco, pelo exemplar serviço prestado na missão, tendo este salientado que “na sua vida militar, nunca tinha encontrado uma tropa tão profissional e disciplinada como foram os militares portugueses”.

A missão assinalou o início da participação de Portugal na “Resolute Support Mission”, marcando o regresso do Exército Português a uma missão no Afeganistão quatro anos depois.

Foram seis meses de missão na capital afegã, localizada a 1.800 metros de altitude, no âmbito de uma missão da NATO que envolve 39 países, comandada por um general norte-americano.

Em Cabul, os três pelotões da força de reação rápida do contingente português tiveram como missão garantir a segurança junto às gares das aeronaves e da entrada e saída de entidades do aeroporto, bem como assegurar os abastecimentos dos aviões.

O cenário naquele país é de extrema instabilidade.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista