Cultura Destaque Região

Ambiente. Braval explica como do Lixo se faz música

Pedro Machado - Diretor Geral da BRAVAL (c) Mariana Gomes / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

A Braval promove este sábado a sessão “Do Lixo se faz Música”, pelas 10h30, no Auditório do Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga. Conduzida pelo Prof. Paulo Coelho de Castro, músico, trata-se de um workshop divertido, lúdico, pedagógico e criativo para crianças e adultos, educadores, professores, músicos, atores, pais. Os participantes aprenderão como transformar objetos comuns em instrumentos musicais, reutilizando. A entrada é livre mas limitada à lotação da sala.

A Braval levará este workshop a todos os municípios da sua área, será realizado em escolas da Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, no dia 19 de novembro, 2ª feira e dia 26 de novembro, em Vila Verde e Amares. No dia 30 de novembro, é a vez de chegar a Terras de Bouro.

Esta iniciativa insere-se na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que decorre de 17 a 25 de novembro. A Braval é, pelo 4.º ano consecutivo, coordenadora deste evento, de nível europeu, na nossa área de abrangência, que tem por objetivo que, durante uma semana, a população europeia seja sensibilizada para a problemática da prevenção de resíduos, através da redição, reutilização e reciclagem.

Na área da Braval, vamos ter 66 ações a decorrer durante esta semana, promovidas por 19 entidades, entre as quais, para além da Braval, Município de Braga, Agere, Quinta Pedagógica, DST, Casais, Biobrássica, SASUM, Quercus, Município de Amares e vários estabelecimentos escolares, em Braga: E.B. 2,3 de Celeirós, de Palmeira, de Tadim, Mosteiro e Cávado, Real, Colégio João Paulo II e, na Póvoa de Lanhoso, Centro Escolar do Cávado e E.B. 2,3 Gonçalo Sampaio.

O tema de 2018 é “Tempo de Desintoxicar” visando a problemática dos resíduos perigosos, mas são válidas todas as ações de sensibilização para a problemática dos resíduos, bem como ações de limpeza.

Inserido na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Braval irá, uma vez mais realizar o Dia Aberto, no sábado, 24 de novembro, para quem desejar conhecer o destino dos resíduos produzidos. É obrigatória inscrição prévia, pois as vagas são limitadas, através de braval@braval.pt ou 23639220, até 23 de novembro. A Braval irá oferecer um Kit ecoponto em troca da entrega de resíduos recicláveis: embalagens, papel, vidro, pilhas, óleos alimentares usados ou equipamentos elétricos e eletrónicos.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação