Braga Cultura

Braga celebra restauro de altar de 1768 na capela da Senhora de Guadalupe

Foto: JF S. Victor
Redação
Escrito por Redação

É já este sábado que a Capela de Nossa Senhora da Guadalupe celebra o sarau cultural, que se estende a partir das 21h30, com atuação do Grupo Coral de Guadalupe e do Grupo Coral Porta Nova, para homenagear os autores do restauro do altar-mor.

Uma das curiosidades deste evento passa pela interpretação musical da “Canção A Nossa Senhora”, com letra de Sá de Miranda e música do sacerdote Manuel Simões. Há ainda poesia e interpretações musicais de Händel e Fauré, acompanhados ao piano e viola de arco.

D. Jorge Ortiga estará presente na eucaristia solene de celebração pelo restauro do altar-mor, que se realiza na Capela de Guadalupe, às 11h30 de domingo.

A Capela de Nossa Senhora de Guadalupe situa-se no alto do monte de Santa Margarida ou Monte Reduto, na Freguesia de S. Victor.

Foi Mandada erguer em 1725 por ordem do Arcebispo D. Rodrigo Moura Telles, e sabe-se que a conceção do altar-mor ficou a cargo do arquiteto André Soares, em 1768.

Estando o altar-mor num débil estado de conservação, a Irmandade de Capela decidiu, após quase 20 anos de estudos e análises, intervencionar o altar, onde se descobriram as pinturas originais da época de André Soares.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação