Braga Destaque

Braga é dos locais com maior risco de inundações no país, diz a APA

Inundação Av. António Macedo em Braga © José Filipe Peixoto
Fernando André Silva

Um estudo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre os locais críticos para inundações no território português identificou 58 áreas de risco com potencial de inundação associadas a eventos de origem fluvial e pluvial. A “Avaliação Preliminar do Risco de Inundações em Portugal Continental” colocou oito concelhos com maior risco de alerta.

O concelho de Braga é um das que está em destaque, com dois locais de potencial inundação em extremos opostos, um à mercê do Cávado, em Padim da Graça, e outro na região de Este. A maior parte dos concelhos tem apenas um ou nenhuma área de risco. Esposende, Chaves, Torres Vedras, Alcobaça, Lourinhã, Figueira da Foz, e Vila Real de Santo António são os restantes concelhos com mais de dois locais críticos.

Locais em risco de inundação no Minho / APA

Esta é ainda uma análise preliminar por parte da APA, que será colocada a consulta pública, sendo apresentada nas reuniões de Conselho de Região Hidrográfica que decorrerão ao longo do mês de novembro de 2018, nos quais estarão presentes os principais stakeholders de cada região.

Segundo o relatório, as áreas de maior vulnerabilidade à erosão e galgamento/inundação, e subsequente risco, situadas na costa marítima norte localizam-se nas frentes edificadas de Moledo do Minho, Amorosa a Castelo do Neiva, São Bartolomeu do Mar, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Árvore a Mindelo, Granja e Paramos.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista