Vila Verde

EPATV pedalou pelo ambiente

DR
Redação
Escrito por Redação

Cerca de 40 alunos e professores da EPATV, e o pardalito “Girito”, pedalaram a 15 de novembro, pelos Centros Escolares do concelho numa intensa jornada em defesa do ambiente e proteção da floresta que mereceu os maiores elogios da Câmara de Vila Verde.

Júlia Fernandes, vereadora da Educação e Cultura encerrou o dia dando os “parabéns à EPATV por todas estas atividades solidárias, ambientais e culturais, sempre na linha da frente”.

DR

“A Terra é o nosso lar, temos de cuidar dele todos, para o deixar melhor para os nossos filhos e netos”, sublinhou a vereadora, antes de assinar um pergaminho que evoca uma animada jornada do Clube Eco-Escolas da EPATV com exercício físico, ao longo de mais de 40 quilómetros que teve como etapas os Centros Escolares de Turiz, Lage, Moure, Pico de Regalados e Vila Verde.

O programa Eco-Escolas promove a mobilidade sustentável e incute nos alunos o uso da bicicleta – comentou a prof. Paula Costa que foi acompanhada pelos prof. José Carlos Dias e Pedro Arantes (aos pedais no percurso todo), José Dantas, Clara Sousa, Olga Martins e Rodolfo Melendrez.

Em cada Centro Escolar, o grupo de alunos apresentava um pequeno filme sobre a protecção da vida animal, da floresta e dos rios, a partir de um livro publicado em 2005, pela Câmara de Vila Verde, com histórias sobre a temática ambiental.

Seguindo os temas do ano das Eco-Escolas, a Floresta e os Mares, a história deste ano era protagonizada por um pardalito, o “Girito”, após a exibição do filme, a professora Anabela Silva cantava uma canção ao ritmo da dança dos alunos e do “Girito”, a grande atração de todas as crianças no fim de cada etapa.

DR

O programa em cada centro escolar encerrava com a assinatura, por cada diretor, de um pergaminho onde estão descritas algumas regras e preceitos de educação ambientais que este programa vem dinamizando sob os lemas “Floresta: preservar é agir” e “Rios e mares: preservar é agir”.
A pedalada só teve descanso no auditório da EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde) numa sessão final que contou com a presença de Júlia Fernandes, vereadora da Educação, cultura e Ação Social da Câmara de Vila Verde.

Antes de assinar o Pergaminho que será exibido na Biblioteca Municipal de Vila Verde, Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica da EPATV elogiou o esforço de todos os professores e alunos que deram movimento e cor a esta bonita acção em prol da preservação da natureza.

DR

A história do Girito e a música contaram com a participação ativa dos alunos dos cursos de Estética e Audiovisuais, enquanto o almoço foi servido e confeccionado pelos alunos de Restauração Cozinha-Pastelaria e Restaurante Bar, sob orientação dos prof. Rodolfo Melendrez e Olga Martins.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação