Destaque Vila Verde

Vila Verde. Associação informou sobre a diferença nos tipos de diabetes

Caminhada Diabretes (c) Luís Ribeiro / Semanário V
Fernando André Silva

A Associação Diabretes promoveu este domingo uma caminhada de sensibilização para a Diabetes, que decorreu no centro de Vila Verde. No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, efeméride assinalada a 14 de novembro, esta associação juntou algumas pessoas com diabetes tipo 1, de forma a sensibilizar e alertar para a doença.

Cristina Mota, vice-presidente da associação, disse ao V que no concelho de Vila Verde há alguns casos mais extremos de diabetes tipo 1 – quando o pancreas não liberta insulina -, mas que a grande maioria é mesmo o tipo 2  – organismo não utiliza corretamente a insulina.

Realizamos estas iniciativas pois fazem com as pessoas sintam menos vergonha e se exponham mais”, refere Cristina Mota, alertando que a diabetes tipo 2 “é uma epidemia dos nossos tempos”.

“Um dos nossos objetivos com esta caminhada é também informar sobre a diferença entre os dois tipos de diabetes”, vinca.

Segundo o Portal da Diabetes, um em cada dois diabéticos não sabe que padece da doença.

Estima-se que a prevalência da diabetes no território nacional seja de 13,3%, sendo que cerca de 44% da população portuguesa ainda não estará diagnosticada.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista