Braga Destaque

AGERE incentiva ao consumo de água da torneira em Braga. É 99,64% segura, diz reguladora

Fernando André Silva

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a AGERE, entidade que gere o abastecimento de água no concelho de Braga, está a promover uma campanha que visa alterar hábitos de quem consome água engarrafada, substituindo essa prática pelo consumo de água da torneira.

Para isso, a AGERE, à semelhança do que aconteceu já em 2017, está com uma iniciativa a decorrer na sua sede, em Palmeira, e no Balcão Único da Câmara de Braga, uma “prova cega”, em que os munícipes são convidados a provar água da torneira e água engarrafada.

“No final, os participantes podem avaliar a qualidade da água de cada uma e identificar qual a água proveniente da rede pública”, informa a AGERE.

Aquela entidade assegura que o serviço de fornecimento de água “dá garantias de qualidade e de segurança aos cidadãos”.

Segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a água pública em Braga apresenta um índice de excelência de 99, 64% por cento, acima da média nacional [98,72%].

Segundo a mesma fonte, Braga tem apenas uma zona de abastecimento [Vila Verde tem 31], distribuindo 29.398 m3 de água canalizada por dia. A população servida em 2017 atingiu os 181.494 habitantes do concelho bracarense.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista