Destaque Vila Verde

Plano de atividades da Santa Casa de Vila Verde aprovado por unanimidade

SCMVV (c) Luís Ribeiro / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

No passado dia 17 de novembro, reuniu a Assembleia-Geral da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde em duas convocatórias, sendo que na primeira, foi discutido o Plano de Atividades e Orçamentos de Exploração Previsional e Investimentos para o ano de 2019, e na segunda, procedeu-se à eleição dos órgãos sociais da instituição para o mandato que se inicia em Janeiro de 2019.

Relativamente ao Plano de Atividades e Orçamentos, referir que o mesmo foi aprovado por unanimidade pela Irmandade, com um orçamento que ultrapassa os vinte e quatro milhões de euros. Como principais objetivos para o próximo ano, temos a continuidade no cumprimento das Obras da Misericórdia (as corporais e as espirituais), e a par disso, a continuidade na aposta na melhoria contínua dos serviços de que dispomos, em todas as áreas, seja ao nível das infra-estruturas, seja ao nível da qualidade dos serviços em si. Especial destaque para a área de projetos e candidaturas, designadamente:

– REMODELAÇÃO DO HOSPITAL E AMPLIAÇÃO DO BLOCO OPERATÓRIO

No ano de 2019, o Hospital da Misericórdia de Vila verde, avançará mais um passo no acompanhamento da evolução nos serviços de saúde, deste modo o bloco operatório será o fulcro da ação desta Entidade.
Assim o espaço atualmente ocupado pela maternidade, será em parte revertido para uma sala de cirurgia em ambulatório, por forma a dar resposta à crescente necessidade deste tipo de cirurgia.

– AMPLIAÇÃO LAR RESIDENCIAL E C.A.O.

Superados o entraves na concretização obras de ampliação do CAO, agora designado CAARPD (Centro de Atendimento e Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência), o ano de 2019, constituirá o período de concretização desta empreitada, dado que se reforça a urgência em dar resposta à população com deficiência do Concelho de Vila Verde. Esta obra será objeto de candidatura ao IFRRU 2020.
A criação de um Lar residencial para 24 novos utentes, e o aumento da capacidade instalada do CAARPD (antigo CAO) para mais 17 utentes, virá concretizar o objetivo da Misericórdia de Vila Verde, em apoiar 40 jovens/adultos com deficiência, ao nível residencial e 30 em regime de Centro de Atividades Ocupacionais.

– REMODELAÇÃO ERPI VILA VERDE

Foram concluídas durante o ano de 2018, as obras da primeira fase da  beneficiação e remodelação do edifício 1 da ERPI em Vila Verde, as quais já se encontram em pleno funcionamento.
Em 2019, na segunda fase das obras será concluída, finalizando-se o processo de beneficiação e remoção do edifício do Lar1.
Esta valência, manterá a sua capacidade em 110 utentes de internamento, acrescentando novas comodidades, ao nível do conforto e harmonização da estrutura, tornando-a mais aconchegante e devidamente adaptada às características da população que aí reside.
Esta estrutura  terá o apoio dos fundos, no âmbito do Programa Projeto Qualidade Comunidade Amigas das Pessoas Idosas – PQCAPI, em parceira com a U.M.P.

– E.R.P.I. MARRANCOS

Em 2019, dar-se á inicio à construção de uma  ERPI em Marrancos, na sequência do processo de candidatura ao projeto Qualidade Comunidade Amigas das Pessoas Idosas – PQCAPI, que decorreu em 2017/2018.
Tendo já em 2018, se procedido à abertura do concurso público pela segunda vez para adjudicação da empreitada, dar-se-á continuidade aos trabalhos por forma a arrancar com a mesma.
Esta estrutura, terá a capacidade de 40 camas, vindo assim aumentar o apoio à população residente na área poente deste Concelho, pretendendo-se que constitua um referencial ao nível do acolhimento da população idosa sem retaguarda familiar ou com apoio familiar insuficiente.

– CRIAÇÃO DE NOVA CRECHE E SALA DE JARDIM DE INFÂNCIA EM VILA VERDE

A resposta à primeira infância, apresenta-se como uma necessidade premente no Concelho de vila Verde, que constitui também preocupação desta entidade. Neste sentido, é objetivo da Misericórdia de vila Verde, para o ano de 2019, dar resposta às necessidades da população a este nível, ampliando esta resposta social, através da remodelação e aproveitamento, de espaços atualmente subutilizados, junto ao atual complexo de creche e Jardim de infância. Tendo já sido aprovados, pela Segurança social, e emitidos pareceres positivos, no que concerne à necessidade social e ao projeto de arquitetura desta estrutura, pretende-se criação de nova creche com três salas com a respetiva capacidade para 10 crianças dos 0 aos 12 meses, de 14 crianças dos 12 meses aos 24, e para 18 crianças dos 24 aos 36 meses.

No que concerne ao Jardim de infância, também esta valência, se apresenta deficitária relativamente às necessidades verificadas, pelo também será alvo de ampliação durante o início do ano de 2019.

Este projeto, incidirá para além da ampliação de uma sala para 22 crianças, aproveitando o espaço anteriormente dirigido à cozinha, a qual entretanto se encontra desativada.

Ainda se procederá à remodelação da distribuição física de uma das salas existentes por forma a ir de encontro às orientações da DGEST.
Esta reestruturação implica ainda a criação de uma copa e a remodelação do espaço de refeitório, atualmente existente, privilegiando-se a funcionalidade dos espaços e a comodidade dos utentes.

– CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE DIA EM VALBOM S. PEDRO

Tendo já em 2018, arrancado as obras para o funcionamento da nova valência de Centro de Dia, em Valbom S. Pedo, valência esta que decorre da assinatura do protocolo tripartido entre a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, a união de Freguesias de Valbom S. Pedro, Valbom S. Martinho e Paçô, e a Autarquia, e pretende dar resposta às necessidades detetadas junto da população sénior dessa área do Concelho de Vila Verde. Em 2019 efetivar-se-á a conclusão das obras e o início do funcionamento desta Estrutura, a qual terá ainda um papel dinamizador daquela zona do concelho.
Esta valência terá a capacidade para 15 utentes.

– CENTRO DE DIA EM SOUTELO E VILARINHO

Decorrente da assinatura do protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e a junta de Freguesias de Soutelo, a Misericórdia de Vila Verde, continuará a dar resposta à população idosa do concelho de Vila Verde. Em 2019, será dado inicio às obras de adaptação/recuperação do edifício pertencente à Junta de Freguesia de Soutelo, com vista acolher 20 utentes, em regime de Centro de Dia/Convívio.
Também na freguesia de Vilarinho, será criada uma nova estrutura de Centro de Dia, decorrente de protocolo celebrado entre esta Entidade e a União de Freguesias de Vilarinho, Gomide e Sande.

“Sempre a pensar no bem-estar dos nossos doentes, utentes e crianças, como reflecte este plano. Desafios para um futuro que com a ajuda da nossa fantástica equipa será sempre um desafio superado”, refere o provedor em comunicado.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação