Destaque Vila Verde

Assinala-se hoje o dia internacional para eliminação da violência contra mulheres

Luís Ribeiro / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

Assinala-se este domingo, 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, o que despoletou várias ações ao longo da última semana, também em Vila Verde. A fachada de vários edifícios municipais ostentou várias faixas alusivas ao tema, na passada sexta-feira, retratando as mulheres mortas por violência doméstica em 2017.

Luís Ribeiro / Semanário V

Já a partir deste domingo, são desenvolvidas várias atividades, a nível nacional, como o caso da Guarda Nacional Republicana que estará durante toda a semana com campanhas de sensibilização para este tipo de crime, sobretudo em meio rural onde se registam habitualmente casos de violência doméstica relacionado com armas de fogo.

DR

Também a Polícia de Segurança Pública assinalou este dia com uma “Carta Aberta” às mulheres vítimas de maus tratos. Aquela polícia mostra-se “disponível” para receber qualquer denúncia de maus-tratos e apela para que as mulheres que sofrem em silêncio se munam da força necessária para fazer uma chamada para a esquadra mais próxima ou deslocar-se lá pessoalmente.

Em 2017, foram registadas 21 mortes como consequência de violência doméstica em Portugal.

Pedir apoio

Se foi vítima de violência e em caso de emergência contacte o 112 – número nacional de socorro – que chamará a polícia.

Pode apresentar queixa na GNR, PSP, piquete da Polícia Judiciária ou diretamente junto dos Serviços do Ministério Público.

Se é vítima recorrente e sofre em silêncio contacte a APAV através da Linha de Apoio à Vítima: 116 006 (chamada gratuita, dias úteis 09h-19h) ou pelo email apav.sede@apav.pt.

Ser-lhe-à disponibilizado apoio psicológico, jurídico, emocional e social, gratuito e confidencial.

Poderá obter informações adicionais através do site.

O silêncio facilita a violência doméstica. Fale, falar ajuda.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação