Braga Destaque

Atenção, Braga. Possibilidade de “cheias rápidas” nas próximas 24 horas

Inundação na Rua Cidade do Porto, em Ferreiros / Direitos Reservados
Fernando André Silva

A Divisão de Proteção Civil do Município de Braga deixou hoje o alerta para a possibilidade de várias ocorrências em função do agravamento das condições meteorológicas durante as próximas 24 horas.

Em comunicado, aquele organismo municipal alerta para a possibilidade de vários pisos rodoviários em Braga ficarem “escorregadios” e para eventual formação de lençóis de água nos mesmos.

Aquele organismo aponta ainda possibilidade de “cheias rápidas” na cidade devido à acumulação das águas da chuva e insuficiência na drenagem dos sistemas de escoamento, para além da possibilidade de inundações em estruturas urbanas subterrâneas como túneis rodoviários ou garagens de edifícios.

A mesma divisão alerta ainda para o perigo de derrocadas, fruto de saturação e perca de consistência do solo face às chuva forte.

A Divisão Municipal de Proteção Civil de Braga recomenda ainda à população que tome as necessárias medidas de prevenção e adeque os seus comportamentos, nomeadamente, garantindo a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e remoção de inertes e outros objetos susceptíveis de serem arrastados ou que possam criar obstáculos ao livre escoamento das águas.

Para os condutores, aquela divisão apela a uma “condução defensiva”, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a acumulação de neve e a formação de lençóis de água nas vias.

“Evitar atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos escondidos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”, aconselha ainda aquela divisão municipal.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera colocou Braga em aviso amarelo desde as 3 horas até às 12 horas desta quinta-feira, devido à chuva persistente, por vezes forte, que chega ao distrito.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista