Braga Destaque

Bracarenses foram reconhecidos com medalhas de mérito

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Mais uma vez, o Município de Braga distinguiu várias personalidades e entidades do concelho, pelos seus feitos cívicos ou méritos pessoais, com a atribuição de medalhas de mérito municipal. No total foram 44 medalhados, com medalhas de Mérito Municipal Grau Honra, Grau Ouro e Grau Prata.

O Município de Braga atribuiu, também, medalhas de dedicação de Grau Cobre aos colaboradores da câmara que desempenham funções há 15 anos, medalhas de Grau Prata aos que desempenham funções há 25 anos e de Grau Ouro aos colaboradores que completaram 35 anos de serviço.

O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa recebeu na noite de domingo a medalha de Grau Honra, entregue pelo Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio. A Universidade Católica comemorou os seus 50 anos no passado mês de Outubro. João Duque, presidente do Centro Regional de Braga, considera que “Braga não seria o espaço urbano que hoje é sem a presença e a atividade intensa das suas universidades”, afirmando que “as universidades foram uma das instituições que mais contribuiu para a constituição da vida urbana, diferentemente das escolas conventuais, absorvendo e, ao mesmo tempo, originando o seu espirito urbano”. O presidente da Universidade Católica em Braga defende, ainda, que “a primeira instituição universitária da cidade” contribui para o dinamismo e urbanização da cidade que se constitui “na complexa ação dos seus agentes, públicos, privados, coletivos ou individuais”. As entidades homenageadas, concluiu João Duque, “representam uma cidade inteira no seu extraordinário dinamismo”.

A medalha de Grau Ouro foi entregue ao ex-reitor da Universidade do Minho, António Cunha, ao presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, Armando Osório, ao pároco das Freguesias de Priscos, Guisande e Tadim, João Torres, ao antigo vereador e deputado municipal, Henrique Moura, e ao professor fundador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Manuel Silva e Costa.

Ainda na Categoria de Grau Ouro foram atribuídas medalhas ao Asilo de S. José, à Associação Encontros de Imagem, ao jornal Diário do Minho, ao grupo Desportivo Maximinense, ao Hóquei Clube de Braga, ao Lar Conde de Agrolongo, ao Grupo de Musica Tradicional Portuguesa ‘Origem Tradicional’; à casa ‘Pereira das Violas’ e à Recauchutagem Ramôa.

O Altice Forum Braga foi palco da cerimónia que decorreu no âmbito das comemorações do dia de São Geraldo, padroeiro da cidade, que se celebra na próxima quarta-feira.

Fotos: Mariana Gomes

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista