Cultura Vila Verde

Confraria da Senhora do Alívio celebra o Natal com concerto no Santuário

Igreja do Alívio / DR
Redação
Escrito por Redação

Com organização da Academia de Música de Vila Verde e o patrocínio da Confraria da Senhora do Alívio, vai realizar-se um concerto de Natal, no dia 16 de dezembro de 2018, às 15h, no Santuário de Nossa Senhora do Alívio.

O concerto vai ser dirigido pelo maestro Idílio Nunes e produção musical de Júlio Dias e tem como participantes o Coro de Vila Verde, dirigido por Júlio Dias, e o Coro Infantil da Academia de Música de Vila Verde que é dirigido por Hugo Pereira. Terá, ainda, a participação especial do duo Hugo Pereira e Sandra Azevedo. O acompanhamento vai estar a cargo de um sexteto composto por dois violinos, violoncelo, flauta e órgão.

“Este é um concerto pensado para as famílias. Nele serão interpretadas belas canções de natal que vão fazer as delícias de todos quantos, nesta tarde de domingo, queiram fazer uma pequena pausa, mais ou menos uma hora, na azáfama dos preparativos do natal”, refere Júlio Dias responsável pela organização do evento.

O local escolhido para o concerto é emblemático. Um lugar marcante do concelho de Vila Verde onde segundo a confraria do Alívio o culto a Nossa Senhora do Alívio remonta a cerca de 1798, ano em que terá sido concluída a construção da igreja, a custos do Pe. Francisco Xavier Leite Fragoas, em agradecimento à Virgem por o ter salvado de uma doença.

Na Igreja foi entronizada a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Alívio, o que contribuiu para um fervor ainda maior para o culto que já havia pela Senhora do Alívio. Logo foi reconhecida a necessidade de fundar uma confraria, o que se verificou em 1800.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação