Destaque Vila Verde

Vila Verde já tem a nova ambulância do INEM

Novas ambulâncias em Vila Verde (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

A nova ambulância do INEM já chegou à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, num investimento de 50.000 euros por parte do INEM e de 11 mil euros pela direção daquela associação de bombeiros, que a apetrechou com alguns extras.

Estivemos no quartel em Vila Verde para ver a nova viatura, que se rege pelas normas atuais do Instituto Nacional de Emergência Médica, incluindo o novo modelo de pintura. Dois dos habituais condutores de ambulância em emergência estiveram a verificar o interior, que não sofre grande mudanças em relação ao modelo anterior, tirando o local de ativação da sirene de emergência, que segue as novas normas.

Novas ambulâncias em Vila Verde (c) FAS / Semanário V

Segundo Carlos Braga, presidente daquela associação humanitária, o investimento permite dotar Vila Verde com melhores condições ao nível da emergência e socorro, ficando a corporação com sete ambulâncias de socorro, algo necessário quando, por exemplo, ocorre um acidente com mais de cinco vítimas.

Carlos Braga aponta que foi colocada uma cadeira adaptada à pediatria, para transporte de crianças em situação de emergência, e foi ainda instalado um desfibrilador para as viagens, caso uma vítima entre em paragem cardiorespiratória durante o percurso Vila Verde – Hospital de Braga.

Novas ambulâncias em Vila Verde (c) FAS / Semanário V

Para além da nova ambulância INEM, a associação adquiriu ainda uma viatura de transporte de doentes não-urgentes, para “economizar na logística”. Esta nova viatura servirá, essencialmente, para transporte de doentes para o Porto.

Novas ambulâncias em Vila Verde (c) FAS / Semanário V

“Temos vários doentes que nos pedem esse transporte de forma diária, e por vezes temos de dividir em vários carros para os transportar. Agora podemos transportar os doentes todos de uma vez e assim economizamos no carro, no condutor e no combustível”, adiantou Paulo Renato Rocha, vice-presidente daquela associação.

O investimento nesta nova viatura ronda os 32 mil euros.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista

Deixar um comentário