Braga Destaque

De Braga para Las Vegas. Tecnologia Bosch dita carros do futuro

Fernando André Silva

A tecnologia desenvolvida pelas as equipas de investigação e desenvolvimento da Bosch, em Braga, deram contributo no desenvolvimento da unidade de conetividade universal no projeto V2X, algo considerado estratégico que determinou o sucesso dos testes efetuados em um novo conceito de veículo que será apresentado pela Bosch, durante o CES 2019, feira de mobilidade e inovação que decorre de 8 a 11 de janeiro em Las Vegas.

A Bosch prepara-se para lançar nessa feira as “respostas tecnológicas para os desafios atuais, incluindo urbanização, crescimento populacional e mudanças climáticas. O fornecedor de tecnologia e serviços destacará soluções e serviços inovadores para a mobilidade do futuro e para a casa inteligente”. Em relação à nova viatura, a Bosch quer que os utilizadores da feira experimentem a mobilidade na forma de um conceito de shuttle elétrico com serviços integrados. É prespetiva da empresa alemã ver este tipo de veículo, um vaivém, nas principais cidades do mundo. Para além de silenciosa, a viatura é totalmente autónoma, não necessitando de motorista, e tanto software como o hardware e serviços digitais são fornecidos pela empresa.

Esta feira serve também para apresentação dos prémios CES Innovation Awards, em que a empresa alemã foi distinguida pelo “Princípio tudo-em-um para conectividade de veículos”, “Camiões sem espelho exterior”, e “O smartphone como chave do carro”, e “Sistemas de assistência baseados em radar previnem acidentes com motociclos” e uma “App para conectar e-scooters”, “Solução de modernização para maquinaria e residências mais eficientes”.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista