Braga

Natal em Braga leva seis mil crianças ao circo

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Braga assume-se como a ‘Cidade Natal’ durante este mês de dezembro e entre os 200 espetáculos e animações programadas, o Município de Braga levou cerca de 6 mil crianças ao Circo de Natal.

A iniciativa é uma parceria com o Pingo Doce, que ofereceu um pequeno lanche a cada criança. É da responsabilidade do Pingo Doce contratar o circo, sendo que a Câmara cede o espaço e as instalações sanitárias, “porque há um grande fluxo de crianças e são precisas as melhores condições para poderem cá vir”, explicou a vereadora da Educação da Câmara de Braga, Lídia Dias. O Pingo Doce atribui um conjunto de dias para o Município proporcionar uma ida ao Circo às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, com sessões diárias nesta época natalícia.

Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga, assume que esta iniciativa já é uma tradição natalícia da cidade e acrescenta que “é um espetáculo sempre marcante para quem gosta da arte e da magia que o circo acarreta”.

Este ano, o circo distingue-se pela ausência de animais, “já correspondendo a um repto que vem sendo lançado pela população com o que isso tem de bom e de mau, mas também com toda esta capacidade e criatividade de muitos artistas que aqui estão a apresentar-se e que vão deixar este impacto positivo às crianças”, explica Ricardo Rio. Além disso, também este ano a localização foi alterada, para junto ao Estádio Municipal, “por força da ocupação do espaço tradicional, na envolvente da Rodovia”, esclareceu o Autarca bracarense, durante uma visita ao Circo de Natal, acompanhado pela vereadora da Educação, Lídia Dias.

O Presidente da Câmara afirma estar confiante que “durante o resto dos dias muitos mais bracarenses irão desfrutar, em programas empresariais, em programas para toda a população, deste grande espetáculo”.

A enorme aderência às iniciativas natalícias do Município, desde o início do mês, tal como o ligar das luzes e a parada de Natal, “são um corresponder muito positivo ao repto lançado pela Câmara, que as pessoas desfrutem das atividades que estão organizadas, que possam participar e dar o seu contributo para valorizar este momento e com toda a tranquilidade e toda a organização, apesar desse fluxo de pessoas”, continuou o Autarca.

Já amanhã é o dia do Bolo-Rei gigante, outra das iniciativas com grande aderência das pessoas, tratando-se de uma imagem de marca do Natal em Braga. Contudo, o Município informa que, devido às previsões meteorológicas para este sábado, a distribuição do Bolo-Rei será feita na Rua do Castelo, às 22h. Já a famosa Fogueira de Natal não se irá realizar. Os espetáculos previstos serão apresentados na tenda de Natal.

Fotos: Mariana Gomes / Semanário V

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista