Destaque Vila Verde

Carlos Braga galardoado pelo “inquestionável contributo” aos bombeiros

Foto: Luís Gonçalves
Fernando André Silva

Carlos Braga, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde foi hoje distinguido com o Crachá de Ouro, mais alta distinção ao nível dos bombeiros em Portugal.

O presidente que termina comissão na segunda semana de janeiro de 2019 manifestou-se orgulhoso pela distinção, atribuído pelo conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, e que pretende “galardoar a prática de serviços relevantes de inquestionável contributo para a dignificação da Causa dos Bombeiros”.

Foto: Luís Gonçalves

A proposta da atribuição partiu de uma reunião ordinária realizada no passado mês de novembro, tendo a proposta sido aceite pela Liga dos Bombeiros sem hesitação.

Carlos Braga serviu a direção da AHBVVV durante 26 anos, onze como vice-presidente e 15 como presidente. Foi também dirigente da Federação dos Bombeiros de Braga durante nove anos.

Deixa como herança o aumento e recuperação de várias viaturas, estando atualmente o corpo de bombeiros de Vila Verde dotado com cinco ambulâncias de emergência pré-hospitalar (sete, contando com as duas que pertencem ao INEM), dois veículos pesados de combate a incêndios urbanos, três viaturas pesadas de combate a incêndios florestais, três viaturas ligeiras de combate a incêndios, doze viaturas de transporte de doentes e uma viatura de desencarceramento.

Foto: Luís Gonçalves

Adquiriu também o espaço para ampliar a Unidade de Formação Local de Vila Verde, ficando a associação com 5 hectares para a construção de uma nova ULF e uma base de apoio logístico.

Foi com Carlos Braga que Vila Verde recebeu a sua primeiro equipa de bombeiros profissionalizados [EIP], em junho de 2017.

Foto: Luís Gonçalves

Além da vida nos bombeiros, Carlos Braga pertenceu ao Orfeão de Vila Verde e fundou o Centro de Fazer Bem S. José. Foi também sócio-fundador do Rancho Típico Infantil de Vila Verde, Associação Etnográfica de Vila Verde, Rotary Club de Vila Verde, Casa do Benfica de Vila Verde, Associação Cultural e Musical de Vila Verde, e Associação de Folclore de Vila Verde.

A distinção decorreu durante este sábado, 15 de dezembro, data de comemoração dos 105 anos da AHBVVV.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista