Vila Verde

Soutelo. Mais de 400 em jantar de Natal

Redação
Escrito por Redação

A grande família soutelense juntou-se para celebrar a época mais especial do ano em ambiente de amizade, confraternização e muita alegria. O Centro de Dinamização Empresarial de Vila Verde recebeu no passado sábado, dia 15 de dezembro, o habitual jantar de Natal da freguesia de Soutelo com uma sala bem composta que reuniu cerca de 400 pessoas. A decoração do espaço, a confeção da refeição, o serviço à mesa e a animação foi tudo feito com a ‘prata da casa’, perto de 50 voluntários de vários movimentos associativos locais ou a título individual trabalharam de forma altruísta e sem qualquer contrapartida além do orgulho em ajudar a dar corpo a um dos mais aguardados eventos da agenda soutelense.

Não faltou o prato tradicional da consoada (bacalhau, batatas e couves cozidas), acompanhada pelos bons vinhos nacionais e por várias sobremesas típicas da quadra (bolo rei, pão de ló, aletria…). Um ambiente acolhedor, com muita animação do início ao fim, que incluiu atuação de DJ e do grupo de ginástica de Soutelo. O momento mais hilariante estava reservado para o final uma excelente imitação da cantora popular Rosinha por parte de um elemento do Movimento Soutelo Ativo.

Em Soutelo, Natal é sinónimo de festa!

O relógio apontava as 21h e as pessoas mostravam-se ansiosas para que a festa começasse. Entre as brincadeiras das crianças e as longas conversas dos mais velhos, um conjunto de voluntários preparava-se, juntamente com a equipa da cozinha improvisada, para levar alegremente a comida às centenas de participantes. Os molhos já estavam em cima da mesa e aos poucos foi chegando o bacalhau acompanhado pelas batatas e couves cozidas. Para refrescar o paladar, havia vários vinhos à disposição. Sempre com música de fundo proporcionada pelo DJ de serviço, foram imensos os momentos que as pessoas se juntaram para dançar e cantar alegremente. Num desses momentos, chegou uma das surpresas da noite. A meio do jantar, o grupo feminino de ginástica de Soutelo ocupou a pista para uma breve demonstração de ginástica e dança, que deixou perceber de forma clara o ambiente de saúde e alegria que se vive nas aulas que decorrem durante a semana. A festa continuou animada, até porque estava reservado para o final um dos momentos altos do serão. Já as sobremesas e os digestivos povoavam as mesas quando entrou em cena a cantora Rosinha em versão masculina, interpretada pelo Carlos Fernandes na voz e com um conjunto de bailarinas a garantir um espetáculo interativo e cheio de boas energias.

O soutelense Júlio Lima foi um dos participantes no evento e revelou-se muito satisfeito com a iniciativa: “Isto é um espetáculo. Muito bonito mesmo. As pessoas juntam-se para conversar, para desanuviar um bocadinho…só pode ser benéfico para a freguesia!”. Em sintonia, Helena Ferreira mostrou-se entusiasmada com a festa e deu os parabéns aos cozinheiros. “Eu sou natural de Rendufe, mas sou mais de Soutelo, já estou cá há muito anos. Venho praticamente todos os anos a este jantar de Natal. Venho para conviver um bocado. Acho que isto é bom para a freguesia, ter alguma coisa diferente, animada. No que toca à comida, estava tudo muito bom. Bacalhau, batatas, tudo muito gostoso…que seja sempre assim”, contou Helena. Acrescentou ainda a promessa de voltar para o ano: “Se para o ano houver, claro que estou cá. Só se não der mesmo. Passa-se muito bem o tempo, em convívio, distrai-se um bocado também. Faz bem!”.

“Um momento para nos encontrarmos e celebrarmos a vida!”

Também a servir e levantar pratos, o presidente da Junta de Soutelo viveu o jantar com grande satisfação. Um evento que junta toda a comunidade graças ao trabalho voluntário de dezenas de pessoas. “O balanço é sempre positivo. É de referir o trabalho de equipa das pessoas da freguesia que se unem para fazer esta festa e isso por si só, é muito positivo a todos os níveis. Depois, também é muito importante juntarmos as pessoas à mesa em ambiente de convívio. É um momento para nos encontrarmos, para celebrarmos a vida!”, afirmou Filipe Silva, acrescentando ainda que “os valores do Natal não devem ficar só pelo Natal, queremos que sejam repercutidos ao longo de todo ano”.

Filipe Silva concluiu frisando que esta iniciativa é a prova viva que Soutelo está unido para trabalhar em prol da comunidade. “Continuamos a enriquecer a agenda da freguesia com muito apoio dos movimentos, associações e particulares soutelenses. Queremos levar a cabo aquilo a que nos propusemos: servir a freguesia e unir a comunidade!”, afirmou. O jantar de Natal voltou a ser um dos momentos altos do ano com uma forte adesão quer dos participantes quer das várias entidades da freguesia que, em sintonia, viveram uma noite que ficará seus corações de todos.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação