Braga Destaque Vila Verde

Bombeiros voltam a reportar ocorrências à Proteção Civil

Bombeiros de VVD a chegada ao Hospital de Braga
Fernando André Silva

Está suspenso temporariamente o boicote dos bombeiros à Proteção Civil, no que a reporte de ocorrências diz respeito, anunciou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) através do presidente do Conselho Nacional, Jaime Marta Soares.

A decisão foi tomada depois de uma reunião entre este responsável e o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, onde, segundo o presidente da LBP, foi alcançada uma plataforma de convergência sobre alguns dos pontos anteriormente apontados pela LBP como fundamentais.

No entanto, Marta Soares aponta a reunião como não sendo “conclusiva”, mas ressalva as matérias do incentivo ao voluntariado, com a criação de um cartão social para bombeiros e a reivindicação de uma direção nacional de bombeiros autónoma e com orçamento próprio e um comando autónomo de bombeiros, no âmbito da Lei Orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Os quartéis das corporações de bombeiros voluntários em Braga e Vila Verde aderiram a este protesto mas não deixaram de socorrer a população, não indicando, no entanto, o número de operacionais ou viaturas disponíveis e, basicamente, o que fizeram durante as 24 horas.

Esta suspensão temporária mantém-se até ao próximo CN, agendado para 29 de dezembro, também em Pombal, durante o qual, além da aprovação do Orçamento e Plano de Actividades da LBP, será feito o balanço da convergência estabelecida com o MAI e seus resultados práticos.

“Consideramos ter sido alcançada, para já, uma plataforma de convergência, que justifica a suspensão das medidas e do diálogo que a LBP continua disponível para manter com o MAI. Entendemos, porém, que esse facto não obstará a que, não havendo os resultados expectáveis até final do corrente mês se possa repensar, com o direito e a legitimidade que nos assiste, as mesmas ou outras medidas”, refere Marta Soares em comunicado.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista