Braga Destaque

Noite Branca de Braga entre os cinco eventos mais populares no Facebook em 2018

Fernando André Silva

A rede social Facebook fez uma retrospetiva de 2018 disponibilizando um top dos assuntos e eventos mais discutidos em Portugal, enviado em comunicado para a redação do Semanário V.

No que diz respeito a interação dos utilizadores para com eventos, a Noite Branca de Braga ficou em destaque entre os cinco eventos mais discutidos a nível nacional naquela rede social, atrás do NOS Alive, da Queima das Fitas do Porto, de uma alegada participação da Maria Leal no Rock in Rio [que se revelou ser uma fake news] e o concerto de Pearl Jam no NOS Alive.

A iniciativa Noite Branca, que este ano decorreu de 31 de agosto a 1 de setembro, pretende ser um evento cultural e de lazer que celebra a cidade, as infraestruturas e a cultura, apelando aos participantes que trajem com roupas brancas. Foi criado em 2012 e tem registado um aumento de procura de ano para ano, juntando já perto de meio milhão de pessoas no centro histórico da cidade. É umas das maiores “noites brancas” da Europa.

Noite Branca 2018 (c) Mariana Gomes / Semanário V

A nível mundial, o evento que mais se destacou no Facebook foi o Mundial de Futebol, com mais de 383 milhões de utilizadores a fazerem um total de 2,3 mil milhões de publicações, comentários, reações e partilhas.

No que diz respeito aos acontecimentos mais discutidos em Portugal através da rede social, a nonagésima cerimónia dos Oscars seguiu imparável, gerando o maior número de comentários e partilhas. Em segundo lugar ficou a participação da seleção portuguesa no Mundial de Futebol, com a morte do físico Stephen Hawking a ser o terceiro acontecimento mais discutido em Portugal.

25 de Abril em Ribeira do Neiva 2016 (c) FAS / Semanário V

O Dia Internacional da Mulher, que, revela o Facebook, foi o tema mais discutido em todo o mundo, ocupa o quarto lugar de temas mais debatidos em Portugal. Segue-se seleção espanhola e toda a polémica com Lopetegui, ficando em sexto lugar a polémica sobre o óleo de palma. Em sétimo lugar dos assuntos mais debatidos ficou novamente um óbito, desta vez da artista Aretha Franklin.

O 25 de abril foi o oitavo tema que mais debate gerou em Portugal ao longo do ano, seguido pelo Carnaval de Loulé e, por fim, o ataque na Academia do Sporting em Alcochete.

Mais discutido no Facebook em 2018

Em Portugal, os dez assuntos mais discutidos em 2018 na rede social foram os seguintes:

  • A 90ª cerimónia dos Oscars – Annual Academy Awards
  • Seleção Portuguesa (participação no Campeonato Mundial de Futebol)
  • Falecimento de Stephen Hawking
  • Dia Internacional da Mulher
  • Seleção Espanhola (participação no Campeonato Mundial de Futebol)
  • Anúncio sobre óleo de palma
  • Falecimento de Aretha Franklin
  • Comemorações de 25 de abril
  • Carnaval de Loulé
  • Sporting Clube de Portugal (acontecimento de 15 de maio na Academia de Alcochete)

A nível internacional, os três assuntos mais discutidos no Facebook:

  • Dia Internacional da Mulher: pelo segundo ano consecutivo, o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março, foi o assunto mais mencionado. Mas em 2018, as conversas sobre este momento foram mais longe que o próprio dia. Mulheres e homens de todo o mundo discutiram um variado conjunto de tópicos, problemas, e causas relacionadas com a mulher.
  • March for Our Lives: sobreviventes da violência em Parkland, Flórida, anunciaram o movimento “March for Our Lives” no dia 18 de fevereiro, que motivou conversas e ações por todo mundo. No mês seguinte, mais de 1 milhão de pessoas demonstraram interesse em participar no evento do Facebook, e mais de 2.5 milhões de dólares foram doados através do Facebook Fundraisers.
  • Envolvimento cívico: as eleições presidenciais no Brasil, no dia 7 de outubro, e as eleições intercalares nos Estados Unidos, dia 6 de novembro, foram os momentos principais de conversa sobre voto e mudanças locais no governo.

O Facebook viu também comunidades reunirem-se para celebrar momentos. Os maiores eventos, organizados no Facebook, em Portugal, ao longo do ano:

  • NOS Alive 2018
  • Queima das Fitas do Porto 2018
  • Maria Leal No Rock in Rio 2018
  • Pearl Jam – Live 2018: Europe Tour
  • Noite Branca Braga 2018

A nível global, os eventos que mais se destacaram no Facebook foram:

  • Mundial 2018: mais de 383 milhões de fãs de futebol de todo mundo foram ao Facebook para apoiar as suas equipas favoritas através de 2,3 mil milhões de publicações, comentários, reações e partilhas. A vitória da França no dia 15 de julho foi um dos momentos mais discutidos do ano.
  • Super Bowl 52: os Philadelphia Eagles asseguraram a primeira vitória no Super Bowl contra os New England Patriots, no dia 4 de fevereiro. Mais de 62 milhões de pessoas foram ao Facebook depois do passe incompleto Hail Mary de Tom Brady no fim do jogo, e o concerto de Justin Timberlake no intervalo em tributo ao Prince.
  • Casamento Real: o casamento do Príncipe Harry com Meghan Markle, no dia 19 de maio, juntou 42 milhões de pessoas no Facebook que fizeram publicações sobre a cerimónia, os recém-casados, e toda a pompa e circunstância.

Relativamente aos vídeos em direto, o que mais se destacou em Portugal foi o de uma atuação da acordeonista Rita Melo:

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista