Desporto Destaque Vila Verde

Veteranos de Prado na Argentina para a mais longa maratona de canoagem do mundo

(c) Facebook / Nuno Lago
Fernando André Silva

Nuno Lago e João Paulo Barbosa, veteranos do Clube Náutico de Prado, vão participar na 43.ª edição da Regata Internacional de Rio Negro, na Argentina, a mais longa maratona de canoagem do mundo, estendendo-se no total de 300 quilómetros sobre o Rio Negro.

Os dois atletas correm juntos no mesmo kayak [K2] e vão tentar uma participação que dignifique não só a Vila de Prado como Portugal, na categoria Master C [maiores de 45 anos]. São 120 kayaks em competição durante oito dias.

Esta regata nasceu em 1933 depois de dois canoístas argentinos terem, alegadamente, percorrido durante um total de 111 horas aquele rio. Em 1964, fruto de três sócios do Clube Náutico La Ribera, organizaram a primeira maratona oficial naquele rio.

Segundo informações disponibilizadas através do site da prova, é a regata mais longa do mundo na sua especialidade, tendo impulsionado a canoagem naquele país da América do Sul. Hoje é uma das mais respeitadas competições de canoagem em todo o mundo e uma espécie de “Meca” para todos os canoístas que, pelo menos uma vez na vida, lá querem participar.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista