Destaque Vila Verde

Quer saber quantos litros de água consumiu em Vila Verde? A partir de janeiro já pode

Fernando André Silva

A partir de janeiro, em pelo menos 100 concelhos do país, onde se incluí todos os do distrito de Braga, passam a receber informação detalhada sobre litros consumidos na fatura de água.

Segundo o grupo Águas de Portugal, esta nova forma de disponibilizar a fatura tem em vista “consciencializar os clientes para um consumo responsável” e “não terá qualquer impacto no valor da fatura”.

Esta medida será implementada a partir de janeiro de 2019 e estará disponível nos concelhos abrangidos pelas Águas do Norte [54 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança e Viseu].

A Empresa Pública de Águas Livres [EPAL] explica que a informação será “mais fácil de entender” pelos consumidores, possibilitando a informação de aumento ou diminuição do consumo de água relativamente aos meses anteriores.

Recorde-se que, recentemente, a Câmara de Vila Verde aprovou em reunião de executivo um novo tarifário de água, saneamento e lixo, para entrar em vigor no ano de 2019, proposto e aprovado pelo executivo PSD com votos contra dos três vereadores do PS.

No consumo de água doméstico, o novo tarifário prevê um aumento de mais de 3% nos principais escalões e uma redução no primeiro escalão, ou seja, para as famílias que consumirem menos de 5.000 litros/mês.

Na prática, as famílias que consumirem mais de 5.000 litros/mês vão ter a conta agravada. Segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), em 2016, a captação de água consumida total, ou seja, a quantidade por habitante por dia a nível doméstico foi de 124 litros por cada habitante. Um agregado familiar de três pessoas representa uma média diária de 372 litros, o que representa 11.116 litros/mês.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista