Destaque Vila Verde

Mais um agricultor que morre debaixo de um trator em Vila Verde

Acidente no Gontinho © Luís Ribeiro / Semanário V
Fernando André Silva

Um agricultor de Ribeira do Neiva perdeu a vida ao final da tarde deste sábado depois de o trator que conduzia ter entrado em despiste, em um caminho municipal no lugar de Gontinho, freguesia de Duas Igrejas, União da Ribeira do Neiva, concelho de Vila Verde.

O alerta foi dado pelas 17h13 para o Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga para um acidente com viaturas que habitualmente andam fora de estrada, constatando-se que era um trator.

Acidente no Gontinho © Luís Ribeiro / Semanário V

Os Bombeiros de Vila Verde e os Bombeiros de Ponte de Lima foram alertados para o local, assim como a Viatura Médica de Emergência e Reanimação sediada no Hospital de Braga, mas já nada havia a fazer.

O trator terá caído em cima da cabeça do ex-emigrante português na França Carlos Vieira, esmagando-a com extrema violência. O corpo da vítima foi transportado pelos Bombeiros de Vila Verde para o Instituto de Medicina Legal sediado no Hospital de Braga para ser autopsiado. Deixa mulher e dois filhos.

A GNR também esteve no local.

Portugal é o 3.º país da União Europeia com mais acidentes com tratores agrícolas

Esta é a principal causa de morte no trabalho agrícola a nível nacional. Portugal ocupa o terceiro lugar a seguir à Grécia e à Polónia.

As estatísticas são baseadas nos anos de 2015 e 2016 quando foram contabilizando 123 mortos. Só nos últimos cinco anos, morreram 358 pessoas nesta situação.

GNR apela à prudência

Para evitar estas tragédias, a Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça os principais medidas a tomar.

Em primeiro lugar, faça a manutenção do seu trator.

Em segundo lugar, e este conselho assume grande relevância, a autoridade aconselha-o a utilizar a estrutura de proteção do trator denominada ‘arco de Santo António’. Esta estrutura não evita acidentes, mas pode fazer a diferença entre a vida e a morte em caso de acidente.

A GNR aconselha-o, também, a não conduzir sob o efeito do álcool, fadiga ou excesso de velocidade (aplica-se à condução de qualquer veículo).

Por fim, respeite a capacidade de carga do seu trator, uma vez que carga a mais pode fazer o veículo capotar.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista