Amares Destaque

Idoso em estado crítico após queimada regada a combustível em Amares

Arquivo / Semanário V
Fernando André Silva

Um homem com 80 anos ficou com queimaduras em 70% do corpo na sequência de uma queimada descontrolada, em Prozelo, concelho de Amares.

Segundo informações recolhidas junto do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Braga, o alerta foi dado pelas 16h45.

Ao que apuramos, os ferimentos surgiram na sequência de uma queimada que ficou descontrolada após ter sido “avivada” com combustível.

Domingos Ferreira, comandante adjunto dos Bombeiros Voluntários de Amares, explicou ao Semanário V que aquela corporação foi “solicitada para uma possível vítima com queimaduras”.

“À nossa chegada verificamos que eram duas vítimas, uma com 80 anos e outra com 63”, avançou o adjunto, explicando que o idoso tinha “queimaduras em 70% do corpo”. A outra vítima ficou com queimaduras nas mãos e membros superiores.

“Foram mobilizadas duas ambulâncias e cinco operacionais da nossa corporação”, adiantou Domingos Ferreira.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Braga também esteve no local.

A vítima em estado crítico foi transportada diretamente para o Hospital do Porto.

A vítima de 63 anos foi transportada para o Hospital de Braga.

A GNR de Amares tomou conta da ocorrência.

Em comunicado, os Bombeiros de Amares deixam alguns conselhos para esta época festiva.

“Adotar comportamentos preventivos do risco de incêndio, queimaduras e intoxicações: manter afastado o aquecedor de roupas ou outros elementos de combustão; não deixar as lareiras sem supervisão, deixar queimar toda a lenha antes de ir dormir; evitar o uso de produtos inflamáveis para acender a lareira/fogueira; manter os espaços fechados com uma ventilação adequada evitando a concentração de gases tóxicos”, são alguns dos conselhos daquela corporação.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista