Destaque Vila Verde

Empresário ofereceu 500 euros em brinquedos ao jardim de infância de Atães

Entrega de presentes no JI de Atães © FAS / Semanário V
Fernando André Silva

Abdicou de parte do jantar de Natal dos colaboradores da empresa para oferecer brinquedos novos ao jardim de infância da freguesia de Atães, de onde é natural, no concelho de Vila Verde

O empresário José Pereira não se vestiu de Pai-Natal mas trouxe o saco cheio de prendas para as 21 crianças que frequentam o ATL/ Prolongamento do Jardim de Infância de Atães, resolvendo assim a questão dos brinquedos antigos estarem “obsoletos”. A oferta deixou as crianças em êxtase durante a entrega, especialmente com uma das prendas, um jogo de construção que terá custado perto de 200 euros.

Entrega de presentes no JI de Atães © FAS / Semanário V

José Pereira explica que a ideia surgiu depois de perceber que existia um défice de brinquedos, após visita recente àquele espaço. “Falei com os meus colaboradores e expliquei-lhes que pretendia trocar o dinheiro que ia investir no habitual jantar de Natal da empresa pela compra de brinquedos novos para estas crianças”, disse ao Semanário V.

“É mais benéfico ter um gesto deste tipo do que passar uma noite a empanturrar comida e bebida durante o período de Natal, onde todos já comemos bem quase todos os dias”, vinca o empresário. “O jantar será oferecido aos colaboradores na altura do aniversário da empresa, em abril deste ano”, assegura José Pereira, que viu neste gesto uma forma de mostrar que ainda está presente na atividade cívica daquela freguesia.

“Estou ligado a crianças há muitos anos, pois trabalhei em várias instituições. Fui presidente de uma Casa do Povo mas afastei-me nos últimos anos”, explica, garantindo que a “melhor forma de entrar no novo ano não é a comer e a beber. É a dar aos outros”. “O que me satisfaz é esta alegria das crianças, uma felicidade enorme”.

Entrega de presentes no JI de Atães © FAS / Semanário V

A empresa Jossois, da qual José Pereira é proprietário, foi criada em 1976, em Atães, e dedica-se à fabricação de guarda-sóis e guarda-chuvas. Em 2007 saiu de Atães e abriu fábrica em Soutelo.

“É uma empresa com algum sucesso, que tem vindo a crescer desde sempre. Todos os anos acrescenta valor, temos muitos quadros jovens e investimentos centenas de milhares de euros em equipamentos de topo em 2017. Somos a única empresa certificada no ramo em toda a Península Ibérica”, explica José Pereira.

“Estes brinquedos são uma lufada de ar fresco”

Lurdes Macedo, educadora responsável pelo prlongamento do Jardim de Infância de Atães, diz que estes brinquedos são “uma lufada de ar fresco”. “Os novos puzzles, jogos de construção, são todos brinquedos com muita qualidade e, sobretudo, uma mais-valia para as crianças durante as atividades não-letivas.

Entrega de presentes no JI de Atães © FAS / Semanário V

“Agradecemos esta iniciativa do senhor José Pereira, que é de louvar. Agradeço em nome das crianças a sua boa vontade e o gesto solidário. É boa vontade em dar e nós recebemos também de boa vontade”.

JI de Atães é exemplo na sustentabilidade

São vários os projetos desenvolvidos no Jardim de Infância de Atães ao longo dos últimos anos. Destaca-se uma horta, uma estufa construída com material sustentável que está inserida no projeto “Escola+Verde”.

(c) FAS / Semanário V

A horta serve para dar a conhecer aos alunos o processo do cultivo, semear, plantar, aprender a produzir, motivar as crianças para cuidar do ambiente, enquanto a estufa, para além do efeito de cultivo, serviu ainda, na sua construção, como um exercício de matemática ao encontrar padrões para cores por parte das crianças.

(c) FAS / Semanário V

Salta ainda à vista dois trabalhos de decoração: um logo na fachada principal do edifício, onde se lê em grande o nome das instalações, um trabalho feito por pais e crianças, também inserido no projeto Escola+Verde. Outra é uma composição em mosaicos, na parte traseira do edificío, elaborado para o mesmo concurso.

O Jardim de Infância de Atães conta atualmente com 21 alunos e situa-se na freguesia de Atães, na União de Freguesias do Vade, em Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista