Destaque País

Avistou um ninho de vespa-asiática? Ligue à linha SOS Ambiente da GNR

Vespa asiática ronda colmeia protegida por muro de abelhas
Redação
Escrito por Redação

A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem em marcha uma linha SOS para comunicações relativas à vespa velutina, vulgo vespa-asiática, que tem aumentado nos últimos anos em Portugal.

Segundo aquela força, qualquer deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares deste tipo de vespa deverá ser comunicada através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).  Aquela polícia encaminha posteriormente o avistamento para os serviços municipais encarregues de destruição dos vespeiros.

Existe ainda a possibilidade de preenchimento de um formulário com a utilização do portal SOSVESPA. No entanto, este método não tem sido muito utilizado por ser necessária a introdução das coordenadas do local no respetivo formulário e por ser complexo para algumas pessoas.

Diz a GNR que pode solicitar a colaboração da junta de freguesia mais próxima do local de deteção para o preenchimento do respetivo formulário de avistamento através do mesmo portal.

“Deverá, sempre que possível, ser anexada fotografia da vespa ou do ninho, para possibilitar a sua identificação”, diz a GNR.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação