Vila Verde

Prociv. Vem aí mais frio no fim de semana

Neve em Mixões (c) Arménio Costa / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

O distrito de Braga encontra-se sob aviso amarelo da Proteção Civil devido à persistência da temperatura mínima.

Durante o próximo fim de semana estão novanente previstas temperaturas mínimas negativas e ainda acresce a chegada de algum vento forte.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão rondar entre os -2 graus de mínima e os 13 graus durante o fim de semana.

Desta forma, a Autoridade Nacional para a Proteção Civil recomenda evitar mudanças bruscas de temperatura e exposição prolongada ao frio e aconselha usar várias camadas de roupa que se adaptem à temperatura ambiente, como gorro, luvas, meias quentes e cachecol. A ANPC incentiva ainda ao onsumio de sopa e bebidas quentes, evitando o consumo de álcool

Caso faça atividades ao ar livre use roupa adequada à temperatura e evite fazer esforços excessivos durante as tarefas. Tenha também em atenção os equipamentos de combustão, devido ao perigo de intoxicação e se possui uma ventilação adequada em sua casa. A ANPC aconselha a não usar equipamentos de aquecimento antes de ir dormir e desligá-los sempre da corrente antes de se deitar

No que diz respeito à condução, a ANPC recomenda uma condução defensiva, especialmente em locais com formação de neve ou geada. Aquela autoridade recomenda ainda à população para estar atenta às informações meteorológicas, conselhos e recomendações, para além de judar familiares e vizinhos que precisem de auxílio, com especial atenção aos idosos, e ter especial atenção aos grupos mais vulneráveis: crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e os sem-abrigo.

Ativado plano de contigência para os sem abrigo

Face às baixas temperaturas registadas durante a noite, o Município de Braga decidiu acionar o Plano de Contingência para os sem-abrigo, que teve início no dia 6, prolongando-se até esta quarta-feira.

Esta é uma situação que se verifica sempre que ocorrem temperaturas iguais ou inferiores a 0ºC durante dois ou mais dias consecutivos. O Centro de Alojamento Temporário (CAE) funciona entre as 21h e as 9h, e no terreno estão, como habitualmente, as Equipas de Rua da Cruz Vermelha Portuguesa. A implementação e manutenção do CAE é assegurada pelo Município de Braga, enquanto a sua execução e gestão é assegurada pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.

Recorde-se que em Braga, existe em permanência um trabalho junto dos sem-abrigo, quer por parte da Câmara Municipal de Braga, quer das instituições que com ela se articulam, nomeadamente a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, no sentido de promover a motivação destes cidadãos para a construção de um projeto de vida.

A sinalização e encaminhamento de situações poderá ser feita através de contacto telefónico (253 264 077) ou presencialmente na Divisão de Protecção Civil da Câmara Municipal, na rua do Farto, ou na Cruz Vermelha Portuguesa, através do número 253 687 520 ou 910 304 608.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação