Destaque Vila Verde

Vila Verde. Bombeiros com 8.165 serviços prestados em 2018

Acidente em Soutelo © FAS / Semanário V
Fernando André Silva

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (AHBVVV) efetuou 8.165 serviços à população durante o ano de 2018. Segundo dados disponibilizados pelo segundo-comandante daquela corporação, Luís Morais, a atividade operacional do corpo ativo foi alvo de um balanço muncioso, apontando o mesmo comandante em exercício que “o mesmo tem vindo a aumentar em relação aos anos transatos”.

“Podemos afirmar que o mesmo tem vindo a aumentar em relação aos anos transatos, o que só foi possível porque os nossos operacionais, colocaram o interesse coletivo acima do seu interesse particular, bem como a total disponibilidade dos órgãos sociais da nossa Associação”, refere aquele comandante interino.

Segundo dados disponibilizados pela corporação, foram comabtidos 399 incêndios, sendo que 329 foram ignições em zona rural/floresta e 43 ignições em habitações. Foram ainda combatidos oito incêndios em equipamentos industriais ou elétricos, nove em viaturas ou outros meios de transporte, e dez em detritos não confinados [contentores, ecopontos, resíduos, etc].

Já no que diz respeito a acidentes rodoviários, os BVVV prestaram assistência em 28 atropelamentos, 114 colisões e 75 despistes ao longo do ano de 2018. Foram ainda realizadas 4.427 transportes em emergência pré-hospitalar, para além de 2.658 transportes de doentes não urgentes (em um total de cerca de 18.500 utentes).

Os BVVV registaram ainda a intervenção em 107 conflitos legais [agressões, violações] e prestaram assistência e prevenção em 197 atividades e realizaram ainda 115 simulacros e serviços gerais. Já no que diz respeito às operações com intempéries, foram registadas 45 intervenções pelos BVVV.

“Como se pode verificar do trabalho exemplar e abnegado, dos nossos operacionais, permite-nos dizer que os vila-verdenses podem confiar em nós, pois tudo fizemos durante o ultimo ano para minimizar o sofrimento dos cidadãos do nosso concelho”, refere o chefe de comando.

“Num ano em que nem sempre foi fácil o trabalho desenvolvido pelos bombeiros portugueses, é com satisfação e sentimento de dever cumprido, que agradecemos a todos os operacionais e funcionários desta instituição”, complementa Luís Morais.

Serviço Operacional 2018
Incêndios Urbanos 43
Incêndios Equipamentos/Produtos 8
Incêndios em Transportes 9
Atropelamentos 28
Colisão 114
Despistes 75
Incêndios Rurais 329
Incêndios em detritos 10
Operações com intempéries 45
Emergências Pré-Hospitalar 4427
Transporte não Urgente Doentes 2658 (a)
Intervenção em conflitos Legais 107
Assistência/Prevenção Ativ. Humanas 197
Exercício Simulacros e serviços Gerais 115
Total 8.165
(a) Foram transportados cerca de 18.500 utentes

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista