Braga Destaque Vila Verde

Bombeiros. José Lomba impedido de comandar Voluntários de Braga

José Alberto Lomba (c) Paulo Mesquita / Semanário V
Fernando André Silva

José Alberto Lomba não será o próximo comandante dos Bombeiros Voluntários de Braga, como era intenção da direção daquela Associação Humanitária.

Ao que apurou o Semanário V, uma comissão técnica da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) deliberou que o sargento-mor graduado do exército, natural e residente em Vila Verde, não cumpre o estatuto relativo à idade.

Lomba tem atualmente 61 anos, o que impede de realizar uma comissão de cinco anos, uma vez que aos 65 fica impedido de prosseguir como comandante.

Esta decisão é um contratempo para a direção bracarense que viu o anterior comandante António Cerqueira integrar o quadro de honra, abandonando as funções de comandante que exerceu durante os últimos 15 anos.

António Cerqueira tinha, já esta terça-feira, preconizado ao Semanário V um “grande problema” para a direção comandada por António Ferreira, que vê assim a hipótese “Lomba” gorada. Pedro Ribeiro, atual sub-chefe daquela corporação, mantém-se com as funções de comando interinamente.

Também Vila Verde, onde Lomba foi comandante, vê nesta decisão um contratempo para as negociações em curso entre advogados de ambas as partes, após uma não renovação de comissão que Lomba não crê ser legal e por se sentir difamado pelo anterior presidente da direção dos Bombeiros de Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista

Deixar um comentário