Braga Destaque

Descargas no rio Este. Câmara de Braga apela à denúncia popular para detetar responsáveis

Fernando André Silva

“Denunciar as descargas para as autoridades competentes independentemente das publicações nas redes sociais”. É este o apelo deixado pelo vereador da Câmara de Braga com o pelouro do Ambiente, relativamente às descargas poluentes que, pontualmente, invadem as águas do Este, no centro da cidade.

Depois de nova descarga, ocorrida ao início desta manhã, Altino Bessa adiantou ao Semanário V que a mesma foi comunicada às autoridades competentes, que no caso é a AGERE e a PSP, por se tratar de um local urbano.

“Fomos informados [Câmara de Braga] por volta das 9h15 desta manhã sobre uma nova descarga que deixou o rio de cor esbranquiçada, mas pelo que percebemos, a descarga terá ocorrido pouco depois das 8 horas e já não foi possível detetar o rastro da mesma até ao ponto inicial”, revela Altino Bessa.

“Este é um caso em que a denúncia deveria ter sido feita diretamente às autoridades de forma a que chegassem a tempo de detetar a origem da descarga”, explica, apelando à população que “mesmo que queiram colocar nas redes sociais as fotos, e uma coisa não impede a outra, pedia que avisassem no imediato as autoridades e, claro, que submetam também a denúncia para a Câmara de Braga”.

Altino Bessa reforça posições anteriores, indicando “falta de civismo” por parte de quem faz estas descargas, lamentando que as autoridades não conseguissem identificar o rastro para punir os responsáveis.

Caso detete alguma anomalia ambiental, deve entrar em contacto com as autoridades – PSP em centro urbano e SEPNA da GNR em centros rurais.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista