Destaque Vila Verde

Estradas “geladas” no norte de Vila Verde “atacadas” com sal

Fernando André Silva

Várias estradas na zona norte do concelho de Vila Verde têm registado formação de gelo impedindo uma condução segura por parte dos automobilistas.

A solução para estas camadas de gelo e geada formadas pelas baixas temperaturas registadas durante a madrugada acaba por ser a utilização de sal, que ajuda a eliminar aquela formação térmica por efeito de crioscopia.

A adição do sal provoca a diminuição do ponto de congelamento da água congelada retornando a mesma a 0º, passando a estado líquido.

Durante a última semana, na União de Freguesias do Vade, a junta de freguesia local procedeu à limpeza de várias estradas através deste processo, com o próprio presidente da junta a registar o momento, partilhado depois através das redes sociais.

Carlos Cação adiantou que a segurança é uma prioridade para aquela autarquia.

Também em Aboim da Nóbrega, já durante esta manhã, algumas vias foram alvo do mesmo processo, a pedido da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Segundo as Infraestruturas de Portugal, a neve ou gelo na estrada podem originar condução difícil

Sobre as estradas com gelo, a mesma fonte recomenda “cuidado ao aproximar-se de áreas com sombra, assim como das pontes e viadutos, uma vez que são estas as secções da estrada que gelam mais depressa e as que assim permanecem geladas durante mais tempo após o sol nascer”.

As áreas da estrada que parecem mais pretas e brilhantes, podem fazer com que seu veículo de repente perca a tracção. Diminua a velocidade, e opte por uma mudança mais baixa.

As correntes de neve não são eficazes nas estradas com gelo pelo que a melhor solução é a redução da velocidade e a condução com precaução.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista