Braga Destaque

Ex-ministro da “Geringonça” integra Conselho Estratégico da InvestBraga

Carlos Machado e Caldeira Cabral
Fernando André Silva

Manuel Caldeira Cabral, atual deputado da Assembleia da República e anterior ministro da Economia do XXI Governo Constitucional liderado por António Costa, é um dos dois novos membros do Conselho Estratégico da InvestBraga.

O anúncio surge após um fórum de discussão e aconselhamento estratégico para o desenvolvimento económico e atração de investimento do concelho de Braga que decorreu esta terça-feira.

Caldeira Cabral, que há três anos deixou os bastidores da política para o Ministério da Economia, não resistiu à terceira remodelação ministerial, e saiu em outubro do Governo. Para o seu lugar foi nomeado Pedro Siza Vieira.

O novo elemento do conselho bracarense esteve ainda na governação de José Sócrates, onde foi assessor de Manuel Pinho na Economia e de Teixeira dos Santos nas Finanças. É atualmente deputado eleito à Assembleia da República pelo círculo de Braga.

Para além de Caldeira Cabral, também o ex-presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, foi nomeado para o Conselho Estratégico.

Estas duas nomeações foram um dos pontos centrais do encontro que contou com a presença de Ricardo Rio, atual presidente da InvestBraga.

Este conselho decidiu ainda propor a adesão do Centro Regional de Braga da Universidade Católica e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave como membros deste órgão, convite que será agora formalmente endereçado a ambas as instituições de ensino superior.

Em nota enviada à imprensa, o Conselho Estratégico da InvestBraga revela que a reunião de terça-feira serviu ainda para analisar o papel desse mesmo conselho para o “horizonte” 2019-2021, de forma a “reforçar a competitividade das atividades económicas”.

Aquele conselho aprovou a revisão do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga, que, refere o mesmo comunicado, contava já com 80 por cento das suas ações concluídas.

Ricardo Rio sublinhou que “Braga tem estado a crescer e isso é fruto do trabalho das empresas e da colaboração entre todas as instituições que integram este Conselho Estratégico”.

O autarca notou que a InvestBraga assume-se atualmente como “a principal ferramenta no apoio ao desenvolvimento económico do concelho [de Braga]”.

“Braga espera ter o mesmo ritmo de crescimento do emprego e um volume mais acelerado dos negócios e exportações, com os cidadãos a beneficiarem de oportunidades económicas reforçadas e de um mais fácil acesso ao mercado de trabalho”, garantiu Ricardo Rio.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista