Destaque Vila Verde

Rotary Club de Vila Verde homenageia Manuel Lopes da Mota

Redação
Escrito por Redação

O industrial Manuel Lopes da Mota é o “profissional” escolhido para a homenagem de 2019 do Rotary Club de Vila Verde. Depois do provedor Bento Morais em 2018, desta vez é o empresário e industrial Lopes da Mota o escolhido como profissional que ao longo da vida dignificou com responsabilidade dedicação e empenho.

A homenagem irá acontecer, na próxima sexta feira , dia 11 num jantar que se inicia às 20h15, no restaurante Luena em Vila Verde.

Manuel Lopes da Mota nasceu em Arnoia, Celorico de Basto, interior do Minho. Teve que trabalhar desde pequeno, como aprendiz numa empresa têxtil do Porto, onde conciliou o trabalho com os estudos. Após cumprir o serviço militar em Angola a sua vida começou a mudar quando começou a trabalhar com responsável comercial de uma empresa têxtil de Moreira de Cónegos. Encantou-se pela profissão e pela indústria têxtil.

O futuro empresário cresceu na profissão até que em meados da década de 70. Manuel Mota cria ,com a ajuda da sua mulher Conceição Mota, a sua própria fábrica. Era o início do Grupo Mota, hoje um grupo têxtil e agroindustrial com 5 fábricas em dois continentes, sendo um dos produtores de algodão na Bahia ( Brasil) e responsável por 50% do fornecimento de algodão das fiações de Portugal.

“Manuel Mota é um homem de grande perspicácia e capacidade analítica, soube arriscar, inovar criando um grupo industrial que começou em Vila Verde e Celorico de Bastos e hoje está no Brasil”, referem os rotários de Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação