Destaque Vila Verde

Nova confraria da Vila de Prado já prepara roteiro da prova das papas

Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte da Vila de Prado © DR / Jorge Forte
Fernando André Silva

A nova Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte, “entronizada” este sábado, prepara-se para celebrar o ponto alto de motivação que reune confrades dos vários grupos pradenses que anualmente provam as papas de sarrabulho e o vinho verde tinto das diferentes tascas e pontos de restauração da Vila de Prado.

É no dia 19 de janeiro, a apelidada “noite máxima da motivação inicial da confraria”, onde cada elemento da confraria se reúne como habitualmente à mesa com o seu grupo nos diferentes espaços da vila, encontrando-se depois os confrades para, a partir das 22h, percorrer o “roteiro da tradição” para tentar “perceber onde estão as melhores papas e o melhor vinho”.

Como explica Miguel Peixoto, cada grupo que habitualmente faz este tipo de provas em diferentes espaços da vila tem um representante na nova confraria gastronómica, de forma a “acreditar” uma tradição bastante antiga na Vila de Prado.

O confrade revela ainda que no dia 20, pelas 11h, a confraria estará presente na missa solene que decorre na capela de S. Sebastião, junto ao recinto da feira, e que a mesma será transmitida pela Rádio Renascença.

A Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte nasceu neste sábado, na Vila de Prado, de forma a partilhar a tradição pradense dentro e fora da vila, reunindo 20 elementos.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista