Braga Destaque Saúde

Saúde. Braga vai investir 10,5 milhões de euros em cuidados continuados

UCCI © DR
Redação
Escrito por Redação

Braga já é a quinta cidade portuguesa a assinar o compromisso pelos Direitos Sociais promovio pela EUROCITIES, que contempla “prevenção e promoção da inclusão social e dos cuidados de longa duração, sabendo que todas as pessoas têm direito aos mesmos com qualidade e a preços comportáveis, em especial a serviços de cuidados ao domicílio e a serviços de proximidade”. Esse compromisso foi assinado pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que apontou as “pessoas” como principal foco e uma “Europa social”.

Segundo informações disponibilizadas pelo município, em Braga, a população com mais de 65 anos é de 22,2%, e esse número merece “atenção especial” por parte da Câmara “Para combater o isolamento e promover a inclusão social dos idosos, Braga compromete-se a assegurar que estes têm acesso a serviços de cuidados prolongados de boa qualidade, em particular serviços domiciliários e comunitários”, refere a autarquia, mencionando que “estes princípios estão de acordo com a Estratégia de Desenvolvimento Social de Braga para 2016-2021”.

Ricardo Rio avança que Braga vai investir 10,5 milhões de euros até 2024 (1,5 milhões de euros por ano) em serviços acessíveis de cuidados a longo prazo. Este valor refere-se aos projetos existentes e também aos novos que estão a ser criados.

“Vamos investir consistentemente na criação de novas estratégias e soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com mais de 55 anos de idade. Trabalhando para aumentar a inclusão, o sentimento de pertença, o uso do espaço material e imaterial, vamos trazer uma Europa coesa e inclusiva para todos os cidadãos”, disse Ricardo Rio, assegurando que o concelho irá continuar a investir de forma consistente na criação de novas estratégias e respostas de alto potencial de impacto, canalizando para o Hub de Inovação Social (em fase de implementação) “projetos de inovação e empreendedorismo social com soluções inovadoras”.

Por entre os programas já implementados pela autarquia voacionados para a população sénior, destaca-se o Braga + 65 de instalação de kits de teleassistência; o Boccia Sénior e BragAtiva de melhoria da condição física e psíquica; o Cartão Sénior que atribui inúmeros benefícios no acesso a serviços; o programa Braga Sol que promove benefícios sociais no âmbito da isenção de taxas municipais, apoio técnico, reparação e requalificação de habitações; o projecto Avóspedagem na promoção da convivência intergeracional ou o projeto Braga a Sorrir na prevenção e promoção da saúde oral.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação