Vila Verde

Av. António Macedo voltou a inundar. Situação é recorrente nos últimos anos

Av. António Macedo © FAS / Semanário V
Fernando André Silva

A inundação de um dos pontos da Avenida António Macedo, em São Vítor, Braga, levou a que automobilistas alertassem as autoridades, por, durante períodos de chuva intensa, uma das faixas ter ficado inundada, por volta das 18 horas deste sábado.

Uma equipa da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga deslocou-se ao local e procedeu à extração de várias folhas que entupiam as sarjetas das águas pluviais, resolvendo o problema de forma rápida.

Fonte daquela companhia explicou ao Semanário V que este problema tem sido recorrente desde 2016, altura em que os mesmos bombeiros mudaram de quartel.

As anteriores instalações estavam situadas a poucos metros do local “crítico” de inundação, o que permitia que a intervenção fosse mais expedita quando surge entupimento de sarjetas naquela via, situação frequente no inverno.

Inundação Av. António Macedo em Braga / Dezembro de 2017 © José Filipe Peixoto

A mesma fonte explica que, até então, poucos chegavam a ver inundações naquele local, devido à pronta ação dos bombeiros. No entanto, como o novo quartel é mais afastado e já não há bombeiros naquele local, a resolução para inundações naquela via tem demorado mais tempo.

Durante o inverno do ano passado, a Infraestruturas de Portugal, empresa responsável pela manutenção das estradas nacionais, levou a cabo uma “solução” temporária para aquele problema.

A solução encontrada foi remover as grelhas das sarjetas que habitualmente filtravam as folhas caídas das árvores e que causavam o tamponamento daquela fuga de água.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista