Braga Destaque

Braga para Todos propõe comedouros para animais de rua em Braga

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O movimento político Braga para Todos quer que Ricardo Rio instale comeoduros para animais, nos locais onde estão sinalizadas colónias. O objetivo deste projeto, além de criar um local abrigado para os animais comerem, especialmente no inverno, é dar aos ativistas a possibilidade de alimentar os animais, sem deixar a via pública suja, como até então tem acontecido.

Além disso, o movimento afirma querer a criação de um regulamento destinado aos bracarenses, para alimentar os animais de rua. Segundo Elda Fernandes, ativista política, estas políticas fazem de Braga um exemplo. “Achamos que falta a cidade mostrar este cuidado para com os animais na rua, porque as colónias legalmente só podem ser alimentadas pelas associações e a ração seca é colocada no chão ou em utensílios de cozinha, o que não transparece uma cidade limpa e amiga dos animais”. Justifica, acrescentando que a vontade de criar um regulamento passa por permitir “que os ativistas alimentem os animais de rua, de modo a ajudar as associações de forma legal e, também, que existam pequenos comedouros com proteção da chuva, para colocar a comida e evitar o chão sujo face a restos de comida humana colocados indevidamente e de ração com água que, depois, os gatos não comem”.

A ativista do Braga para Todos admite que “Braga é, sem dúvida, uma cidade muito mais amiga dos animais do que era antes das nossas lutas e isso é uma realidade incontestável, no entanto, só conseguimos porque houve sensibilidade e vontade política e, nesse aspecto, Ricardo Rio, do qual discordamos muitas vezes, merece os parabéns”.

A par desta nova medida, o movimento que impulsionou o avanço do CED – Captura, Esterilização e Devolução, quer saber quantos animais já foram esterilizados. Braga para Todos tem acompanhado o trabalho do CED, estando em contacto com uma das associações e ativistas, mas propõe ao edil que sejam tidas como prioritárias as colónias do centro, que ainda estão descontroladas e com muitas ninhadas.

Comedouros

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista

Deixar um comentário