Destaque Vila Verde

Vem aí um romance brasileiro inspirado nos Lenços dos Namorados de Vila Verde

Beijo dos namorados (c) Luís Ribeiro
Fernando André Silva

A história de vida da escritora brasileira Socorro Acioli passou em 2006 pela freguesia de Aboim da Nóbrega, em Vila Verde, no âmbito de uma “investigação” à tradição dos Lenços dos Namorados para escrever um novo romance, que está agora em fase de conclusão.

É a própria que assinala a aventura em terras de Vila Verde, em um artigo publicado este sábado no principal jornal da região do Ceará, no Nordeste brasileiro. A escritora conta que se encontrava a recolher informações no Norte de Portugal para a escrita de um romance inspirado na sua avó, e percebeu que a história dos Lenços dos Namorados ia além do simples ato de bordar.

Maria do Carmo juntamente com a escritora brasileira Socorro Acioli, aquando da visita desta a Aboim da Nóbrega / DR

Fala ainda na “sorte como guia” aquando da visita a Aboim da Nóbrega, no Norte de Vila Verde, e que essa mesma sorte a levou “ao abraço da dona Maria do Carmo”. Na altura, a saudosa professora, entretanto falecida, organizava uma pesquisa e inventário de todos os espécimes de Lenços dos Namorados na região. Diz a escritora que “dona Carminho tinha a missão de resgatar o amor” ao recrutar jovens que iam de casa em casa, nas montanhas, a perguntar se alguém teria um lenço antigo guardado nos baús.

Sobre o romance, a escritora adianta que “desbravou aldeias portuguesas para saber dos bordados”. “Aprendi sobre o amor e a paciência. Tantos anos depois, bordei pela primeira vez um pequeno lenço dos namorados como experiência para a escrita do meu novo romance. Bordar é uma forma de entender que as coisas importantes da vida precisam de tempo para acontecer”, escreve.

A professora Maria do Carmo Reis Rocha, já falecida, é Medalha de Ouro de Mérito Municipal, tendo entre muitas outras coisas fundado o extinto Eco-Museu de Aboim da Nóbrega assim como a ACRMAN (Associação Cultural Recerativa e Musical de Aboim da Nóbrega), que foi a terceira IPSS do distrito e que é a atual detentora do Lar de Aboim da Nóbrega. É também mãe do conhecido professor da Universidade de Coimbra e investigador, Álvaro Rocha.

Já Socorro Acioli é uma escritora brasileira de 43 anos nascida em Fortaleza, e é autora de vários livros de literatura juvenil e romances, sendo “Cabeça de Santo” o mais conhecido, publicado em vários países e traduzido para várias línguas.

Venceu o Prémio Jabuti, na categoria Literatura Infantil e a Melhor Obra Inédita de Literatura Infantil, prémio atribuído pela secretaria de Cultura do Estado do Ceará 2005. A escrita de Socorro Acioli tem ainda o “Selo Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e ainda um prémio de melhor roteiro no Ceará de Cinema e Vídeo, atribuido também pela secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista