Destaque

Prado. Confraria gastronómica da Feira dos Vinte já provou as papas e o vinho

Roteiro das papas 2019 © Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Na passada noite de sábado, 19 de Janeiro, a nova Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte percorreu os diferentes espaços de restauração da Vila de Prado, para provar as papas de sarrabulho e o vinho verde.

O restaurante Arroz de Feijão foi um dos apadrinhados pela recém-criada Confraria, onde provaram as papas de sarabulho e o vinho. José Forte, dono do restaurante, ressaltou a importância da Confraria, “na medida em que a tradição, por si só, mantém-se, mas eles acabam por atrair para estas coisas outras pessoas que nunca tenham estado ligadas a esta prova das papas e do vinho”.

Este é um dos pontos altos da Feira dos Vinte, que reúne confrades dos vários grupos pradenses à mesa e, mais tarde, 20 confrades que envergam o traje inspirado nos comerciantes de gado, iniciam o “roteiro da tradição” para encontrar as melhores papas e o melhor vinho. O objetivo é “perpetuar esta tradição, mantê-la viva, para ter a certeza que esta tradição nunca se vai perder”.

Esta confraria nasceu de um grupo de amigos que anualmente, no dia 19 de Janeiro, se junta à mesa para provar as tradicionais papas e o vinho.

 

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista