Braga Cultura

Forum Arte de Braga apresenta quatro exposições em 2019

Apresentação do Programa do Forum Arte Braga © Sérgio Freitas
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

É inaugurada amanhã a primeira exposição do Forum Arte Braga, pela Ministra da Cultura. Seguem-se exposições do artista austríaco Oliver Laric, de uma Coletiva de Jovens Artistas Portugueses e uma quarta exposição do artista portuense Jonathen Uliel Saldanha, que decorre até 2020.

Foi apresentado esta tarde a programação para 2019 do Forum Arte Braga, a galeria de arte contemporânea criada em 2018 no Altice Forum Braga e estarão abertas ao público quatro exposições ao longo do ano. A primeira, a inaugurar amanhã, 23 de janeiro, resulta de uma parceria com o Museu de Arte Contemporânea da Fundação Serralves e estará patente ao público até 18 de março. É composta por um conjunto de obras da Secretaria de Estado da Cultura em depósito na Colecção de Serralves “Corpo, Abstração e Linguagem na arte portuguesa”.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e do Conselho de Administração da InvestBraga, “oprograma do Forum Arte Braga para 2019, reflecte os objectivos da galeria desde a sua abertura. Um espaço aberto ao mundo e onde cabem todas as formas e expressões artísticas. Um espaço que alarga e engrandece a oferta cultural de Braga, uma cidade bimilenar com um património único”.

A segunda exposição, do artista austríaco Oliver Laric, decorre entre os dias 29 de março a 22 de junho. Laric representa temas sugestivos da cultura pop, media, a relação entre o passado o presente e a globalização. As suas exposições foram apresentadas em várias galerias e museus de todo o mundo, como por exemplo o New Museum, em Nova Iorque, a Secession, em Viena de Austria, e a actual  exposição no Museum Guggenheim, em Bilbao.

De 28 de junho a 5 de outubro será apresentada uma Colectiva de Jovens Artistas Portugueses. Trata-se de uma exposição que dará corpo a um desejo dos curadores em instigar e activar novos diálogos com as gerações mais jovens de artistas portugueses.

A última exposição do ano é da autoria do artista portuense Jonathan Uliel Saldanha e o seu trabalho integra som, música, vídeo e gesto.

O Forum Arte Braga é uma iniciativa da InvestBraga, cujo objetivo principal é exibir artistas portugueses e internacionais.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista